Sondagem em águas rasas para a ponte Salvador-Itaparica é iniciada

 

FOTO: DIVULGAÇÃO/GOVBA


Da Redação

Foram iniciadas nesta terça-feira (11), as perfurações da sondagem em águas rasas, ou seja, até 10 metros de profundidade. A ação marca o início de uma importante fase da construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica.

De acordo com o Governo do Estado, inicialmente, as perfurações acontecem do lado de Vera Cruz. Em seguida, a plataforma que realiza os furos percorrerá o trecho de 1.5 km da margem do lado de Salvador.

“A sondagem é uma fase importante para o estudo das características do solo onde serão instalados os pilares da ponte”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

Ao todo, serão 22 furos em lâmina d’água com até 10 metros de profundidade. A sondagem consiste na coleta de fragmentos do solo marinho no local onde serão instalados pilares da ponte. Em seguida, os materiais serão analisados por laboratórios especializados, responsáveis por oferecer relatórios detalhados com informações sobre o solo da área. Essa atividade começou com os trabalhos em terra no dia 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.

Segundo Cláudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, a ponte beneficiará mais de 10 milhões de pessoas, em 250 municípios. Villas Boas destaca também a parceria com a Marinha do Brasil, neste avanço em direção ao mar. “Um dos nossos principais focos é o cumprimento de todos os requisitos necessários para entregar a obra com segurança e no padrão que o povo baiano merece. A Marinha tem sido uma importante parceira nesse processo”, disse.

Ainda de acordo com Villas Boas, a contratação de empresas locais é uma prioridade em todas as fases do projeto. “Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões”, falou.

Sinalização náutica

Visando garantir a segurança no mar tanto para as embarcações em trânsito, como para os profissionais em atividade na sondagem, a plataforma está devidamente sinalizada com luzes de modo a indicar a sua área de atuação. Esta é uma ação que atende aos requisitos da Marinha do Brasil.

Ainda com o objetivo de orientar a comunidade marítima local e garantir a segurança da navegação na Baía de Todos-os-Santos, a Marinha emite avisos aos navegantes antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos na sondagem.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: