O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu nesta sexta-feira, 21, a decisão liminar que impedia a divulgação da pesquisa eleitoral do Instituto Gasparetto de Pesquisas em Porto Seguro. A pesquisa aponta a vitória de Claudia Oliveira para a Prefeitura do município. A decisão foi assinada pelo desembargador Pedro Rogério Castro Godinho, que considerou supridos os pressupostos autorizativos da liminar solicitada pela GA2 Agência de Publicidade e Marketing Direto.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de junho, mostrou a deputada estadual Claudia Oliveira (PSD) liderando a corrida com 35,85% das intenções de voto. O atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Jânio Natal, apareceu com 17,89%, seguido pelo empresário Luigi Rotunno, com 17,80%. A pesquisa, que ouviu 1.200 pessoas, também revelou que 9,19% dos entrevistados optaram por nulo ou branco, e 18,70% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi contratada pelo portal Bnews e registrada no TSE sob o número BA-04126/2024.
Essa medida é um reforço importante à liberdade de imprensa, assegurando o direito fundamental de acesso à informação e transparência no processo eleitoral.