Itabuna é uma das cinco cidades contemplada com o Projeto Cine Movimenta Centro do Governo do Estado




Com o objetivo de proporcionar acesso à cultura cinematográfica nacional, e, de equipar os espaços culturais como Salas de Cinema digitalizadas o Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) será transformado em uma sala de cinema e vai abrigar o Projeto Cine Movimenta Centro.


O Projeto Cinema Movimenta Centro terá início no dia 30 de julho, e, beneficiará as cidades de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro e Guanambi. 


A iniciativa exibirá gratuitamente o cinema brasileiro em Centros de Cultura, na programação estão inclusas sessões de curtas e longas-metragens com programação semanais, sempre nas terças-feiras. De acordo com o coordenador do Cine Movimenta Centro, Esmon Primo, o projeto é muito importante para as cidades contempladas. 

Ele conta ainda que a estrutura arquitetônica do centro de cultura projeta a sessão de estar em uma sala de cinema. “A arquitetura diferenciada desses espaços permitirá que estas salas sejam adaptadas, proporcionando ao público a sensação de estar realmente em uma sala de cinema, já que serão instalados equipamentos de som e imagem digitais”, enfatizou. O coordenador revelou também que após as instalações o projeto iniciará uma gestão dedicada à exibição de filmes até março de 2025. 


A produtora local do projeto, Cristiane Santana, reforça que além da promoção do cinema nacional, o projeto visa a formação de plateia, e, que a partir do dia 06 de agosto as sessões serão quinzenais, sempre às 15 horas. “em agosto as serão quinzenalmente e voltadas para escolas, com bate-papo, com acessibilidade. Os diretores das escolas interessados podem entrar em contato e fazer o agendamento prévio. Além das exibições de curtas e longas-metragens, o projeto promoverá comentários e debates com o público com profissionais da área de cinema e do audiovisual após cada sessão, afim de partilhar as experiências relacionadas ao tema do filme.


 Este projeto também se destaca por conta da abordagem inclusiva com filmes que contém todos os pacotes de acessibilidade a exemplo da autodescrição e outros dispositivos disponibilizados por aplicativo a serem utilizados durante as sessões. O Projeto Cine Movimenta Centro foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Bahia e tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretária de Cultura via Lei Paulo Gustavo direcionado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Para os diretores escolares que desejarem levar suas turmas para ter a experiencia do cinema de forma totalmente gratuita através do Projeto Cine Movimenta Centro, basta agendar o dia através do contato (73) 98835-8243.



Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: