Itaju do Colônia: Oposição sofre nova derrota na justiça eleitoral
SiteTribunaAtualizado há —0
A oposição de Itaju do Colônia sofreu uma nova derrota na Justiça Eleitoral da Bahia. O juiz Rojas Sanches Junqueira, da 137ª Zona Eleitoral de Itororó, julgou improcedente o pedido apresentado pelo União Brasil para suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela FOC SERVICE LTDA (“LOVISKY”), em parceria com o site “Políticos do sul da Bahia”, sobre a disputa na cidade do sul da Bahia.O advogado do site nesta ação foi o Frederico Matos, um dos mais renomados na Bahia.
O juiz já havia negado o pedido de liminar em junho, permitindo a divulgação da pesquisa. O mesmo posicionamento foi mantido pelo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral. Nesta semana, o magistrado julgou o mérito da ação, decidindo pela improcedência do pedido:
“Isso posto, com supedâneo no art. 487, I, do Código de Processo Civil, extingo o feito, com resolução do mérito, julgando IMPROCEDENTE o pedido veiculado na peça exordial. Revogo, ainda, a liminar anteriormente deferida. Publique-se. Registre-se. Intimem-se. Após o trânsito em julgado, arquivem-se, com as cautelas de praxe. Comunique-se o Desembargador Eleitoral relator de mandado de segurança eventualmente impetrado contra a decisão liminar.” Rojas Sanches Junqueira, Juiz de Direito.
A pesquisa em questão foi divulgada no dia 28 de junho e revelou que, no cenário espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Elder Fontes lidera com 57,1% das intenções de voto, seguido por Valério Aguiar (MDB), que obteve 39,4%.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa ouviu 401 eleitores entre os dias 17 e 18 de junho de 2024, com uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05236/2024. Com a decisão do juiz Rojas Sanches Junqueira, a oposição de Itaju do Colônia enfrenta mais um obstáculo na disputa eleitoral, consolidando ainda mais a liderança de Elder Fontes na corrida para a prefeitura.