Pilares da Ponte Salvador-Itaparica podem começar a ser erguidos em abril de 2025





A conclusão das perfurações abre caminho para que os pilares que darão sustentação à ponte comecem a ser erguidos ainda no primeiro semestre de 2025
Iniciada no começo de julho, a sondagem de águas profundas da Ponte Salvador-Itaparica deve ser finalizada em fevereiro de 2025. A conclusão das perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos abre caminho para que os pilares que darão sustentação à ponte comecem a ser erguidos ainda no primeiro semestre do mesmo ano — muito provavelmente em abril.



Como a sondagem inicial — processo onde as perfuratrizes retiraram fragmentos do solo no local onde serão instalados pilares da Ponte — começou no final de março deste ano, a finalização de todas as etapas dos trabalhos seria entre março e abril de 2025, no entanto, o prazo pode ser antecipado. A confirmação foi dada ao BNews pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence (PT).


A segunda fase de sondagem, já em águas rasas, foi iniciada em junho. A terceira e última fase, que começou no último dia 3 de julho, ocorre em águas profundas e antecede a fundação dos alicerces da ponte. Afonso Florence explicou que a velocidade da execução da sondagem por parte do consórcio chinês permite que o Governo da Bahia projete que as obras sejam concluídas antes do prazo.
“É um processo muito complexo, que começa literalmente pelos pilares, pela base e entra num período de detalhamento da parte complementar. A previsão de conclusão da perfuração dos pilares é 12 meses. Entretanto, pela velocidade que a empresa iniciou, nós temos a expectativa de redução substantiva desse prazo. Eles teriam que terminar a perfuração em abril. A minha expectativa é que em fevereiro eles tenham concluído”, destacou o secretário ao BNews.

Com 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina. O investimento inicial seria de R$ 7.6 bilhões, conforme estabelecido no Plano de Negócios em 2019. Considerando a atualização para 2023, o valor é de R$ 9 bilhões.

Inclusive, na terça-feira (16), o BNews já havia antecipado que a ponte só teria saído do papel porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "se meteu" na história e deu um "empurrãozinho" — se valendo da boa relação com os chineses.


Afonso Florence evitou cravar prazos, mas deu a entender que — se confirmada sua previsão de finalização da sondagem em fevereiro — existe a possibilidade dos pilares começarem a ser erguidos ainda em abril. De qualquer maneira, a certeza mesmo é que a estrutura deve começar a tomar forma no primeiro semestre de 2025.
“O governo fica em cima para dar velocidade à obra. A conclusão da perfuração da sondagem, início de trabalho na base nos pilares e o detalhamento dos cálculos estruturais do conjunto da ponte são muito complexos em mar aberto dentro da Baía de Todos os Santos. Porém, nossa expectativa é começar no primeiro semestre do ano que vem pelos pilares”, projetou Afonso Florence.

Por meio de nota enviada ao BNews, a assessoria do Consórcio da Ponte Salvador-Itaparica destacou que a sondagem em águas profundas foi iniciada em junho e deve ser finalizada no início de 2025.
“As condições favoráveis do mar durante o Verão e a entrada em operação de mais duas balsas nos próximos meses são fatores que poderão contribuir para acelerar o processo de sondagem”, dizia a nota.

No total, serão feitos 102 furos na Baía de Todos os Santos para coleta do solo. Em geral, cada perfuração leva em média de dois a três dias. De acordo com o cronograma, após a sondagem, começa a mobilização dos canteiros de obras em Salvador, Vera Cruz e Maragogipe, no primeiro semestre de 2025.


Já no segundo semestre está prevista a construção dos primeiros pilares da ponte. No entanto, caso a sondagem seja concluída mais cedo, algumas etapas do cronograma podem ser antecipadas.

Além da construção da ponte, estão previstos novos sistemas viários na capital baiana e no município de Vera Cruz. Em Salvador serão 4 km de novos acessos, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos, incluindo túneis e viadutos.

Já em Vera Cruz serão criados cerca de 30 km de acessos viários, facilitando o acesso e transporte até outras regiões. Haverá ainda duplicação de um trecho de 8 km da BA-001 já existente.
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