Barreiras: Programa de gestão de Danilo traz projeto de sala multissensorial para autistas






O primeiro protótipo da região Oeste foi testado durante lançamento da candidatura do progressista O programa de gestão da coligação Pra Frente Barreiras, do candidato a prefeito Danilo Henrique (PP), traz como uma das metas a instalação de salas multissensoriais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. 


O primeiro protótipo da região Oeste da Bahia foi testado durante o lançamento da candidatura do progressista, na semana passada. Essa será a primeira sala multissensorial com a abordagem Snoezelen no município. “A sala multissensorial é baseada na Terapia Snoezelen, que trata-se de uma abordagem terapêutica na qual o objetivo primordial é a utilização de estímulos sensoriais para promover relaxamento, estimulação e bem-estar em pessoas com diferentes necessidades.



 São espaços projetados para promover a regulação do autista, diminuindo a sobrecarga sensorial. No ambiente também são oferecidas atividades aliadas a luzes, sons, cores, texturas e movimentos, que produzem sensações que levam a respostas adaptativas”, explicou Danilo. O candidato do PP disse ainda que sua campanha tem pensado em alternativas para acolhimento e acompanhamento de avaliação, intervenção e tratamento das demandas atípicas. “É dessa forma inclusiva que temos pensado Barreiras daqui pra frente, com projetos como este, de modo a tornarmos nossa cidade referência regional”, afirmou. A sala sensorial contará com monitoramento de pessoas capacitadas para acompanhar as crianças durante a formação, assistentes terapêuticos e monitores. O espaço atenderá de 6 a 8 crianças, possui isolamento acústico e estaria associada a outras terapias alternativas, tudo pensado nas propostas de acolhimento para a demanda autista, associada aos atendimentos profissionais, de telemedicina, entre outros. “No lançamento oficial da nossa campanha, no último dia 16, instalamos essa sala multissensorial com o objetivo de recepcionar e acomodar as pessoas com autismo, que foram ao ato, mas também para acolher os visitantes que foram ao local para conhecer mais sobre a proposta”, reforçou Danilo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: