Ilhéus: “Mulher faz política diferente, meu foco são as propostas e não os adversários”, diz Adélia
SiteTribunaAtualizado há —0
Nesta segunda-feira (26), o radialista Jarles Soares, apresentador do programa O Poder da Notícia na Boa FM 96.1, perguntou à candidata a prefeita de Ilhéus, Adélia Pinheiro (13), como ela tem recebido os ataques dos adversários. “Respondo que o meu olhar traz a oportunidade, a esperança e a mudança para Ilhéus. Mulher faz política diferente. Meu foco não é o adversário”, respondeu Adélia.
“Cada adversário que apresente e defenda as suas propostas. Eu olho para a população e mostro as necessidades não atendidas e a forma de atender”, disparou a professora e médica. Segundo ela, o que vai transformar a vida das pessoas é o trabalho para honrar os compromissos do Plano de Governo. Com o seu profundo conhecimento sobre o município e a escuta, Adélia identificou as principais necessidades da população e, agora, apresenta as soluções, pois seu foco está na garantia dos direitos fundamentais.
“Se os adversários estão preocupados com a desconstrução, eles que fiquem com essa preocupação. A minha é com o trabalho, é com a esperança, com a mudança para Ilhéus e é isso que eu vou fazer”, disparou.
SAÚDE
Adélia também falou de seus principais compromissos na área da saúde, que está no topo da lista de necessidades da população. Nos governos Wagner, Rui e Jerônimo, recordou, o Estado fez os maiores investimentos da história na média e alta complexidade de Ilhéus, com a entrega do Hospital Regional Costa do Cacau, do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio e da Policlínica Regional.
“Esse investimento todo do Estado em média e alta complexidade precisa estar acompanhado de um sistema municipal de saúde que atenda às demandas de menor complexidade da população. Trago o compromisso de que o sistema e a rede municipal de saúde funcionem plenamente para atender às pessoas”, acrescentou Adélia.
Além de equipes completas, mobiliário e medicamentos, postos de saúde de bairros populosos, a exemplo do Teotônio Vilela, vão funcionar 24h. “Mas, veja, funcionamento de verdade, com resolutividade”.
Conforme Adélia, o município também precisa ampliar o acesso de sua população à Policlínica Regional para reduzir as filas de espera por exames e consultas. Já o Samu-192 será descentralizado e contará com unidades em pontos estratégicos da zona rural.
ZONA RURAL
O Plano de Governo de Adélia prevê a instalação de serviços de saneamento básico e água potável em todas as comunidades da zona rural, que terão as sedes de seus distritos ligadas à cidade por estradas asfaltadas. No caso de distritos mais próximos das zonas urbanas de outras cidades, como Inema, Pimenteira e Banco Central, o asfalto será para as vias de ligação com Coaraci, Itajuípe e BR-101, respectivamente.
“Estou falando de asfaltar da BA-649, a estrada nova, até o Japu. Se chego com asfalto do Iguape até Sambaituba, só ali, em aproximadamente 13 quilômetros, já alcancei duas sedes de distritos, Aritaguá e Sambaituba. Quero dizer à população que confie em mim. Sou uma mulher de trabalho. Por onde passei, sou homenageada porque cumpri compromissos. E os compromissos que assumi no Plano de Governo foram cuidadosamente colocados, porque todos eles são possíveis”, acrescentou.
TURISMO E CANOAGEM NA LAGOA ENCANTADA
Durante a elaboração do Plano de Governo, Adélia fez reuniões setoriais. Dos esportistas, lhe chamou atenção a proposta de aproveitar as águas lendárias e calmas da Lagoa Encantada para a canoagem de velocidade, consagrada pelo medalhista olímpico Isaquias Queiroz. Na terra de Isaquias, Ubaitaba, o Governo do Estado construiu um Centro de Canoagem no Rio de Contas. Na foz do mesmo rio, Itacaré também ganhou um equipamento desse tipo.
Para Adélia, agora chegou a vez da Lagoa Encantada ganhar um centro de canoagem de velocidade. “Tenho certeza de que Isaquias vai se juntar a mim nessa proposição e vamos ampliar a oportunidade de esporte de alto desempenho e trazer mais um produto turístico”.
Segundo a candidata, o esporte deve ser integrado a um projeto de formatação do turismo na Lagoa Encantada, incluindo os pescadores, a gastronomia local e a reabilitação do acesso por meio do Rio Almada, enfrentando o assoreamento na região. Na outra ponta, o compromisso é melhorar a estrada que liga a BA-001 à Lagoa, saindo do Joia do Atlântico, no litoral norte.