Plano Diretor de Ilhéus: propostas de macrozoneamento serão validadas junto à população em setembro




O Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI) entrou na fase de elaboração do Caderno de Ordenamento Territorial. O trabalho coordenado pelo Grupo Myr reúne um conjunto de propostas de macrozoneamento sugeridas pela população, que serão validadas em novas oficinas participativas. Os encontros estão previstos para acontecer na primeira semana de setembro, conforme cronograma que será divulgado em breve.




Na próxima rodada de oficinas será discutida a proposta de revisão do macrozoneamento, que é um instrumento de planejamento urbano e territorial que visa organizar o uso e a ocupação do solo em grandes áreas ou regiões do município. O macrozoneamento tem como objetivo orientar o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável, garantindo que as atividades econômicas, sociais e ambientais se desenvolvam de maneira equilibrada.




O instrumento é o primeiro passo na organização territorial, definindo áreas prioritárias para preservação ambiental, desenvolvimento urbano, atividades econômicas e ocupação rural. Após a validação do macrozoneamento será elaborada a proposta de zoneamento, que aborda questões específicas em escalas menores, estabelecendo normas mais precisas para o uso do solo em cada uma das zonas definidas.




A formação de uma rede participativa, com fóruns e debates técnicos, consolida o extenso diagnóstico realizado em Ilhéus nos últimos dois anos, abrangendo todos os 27 bairros e as diversas regiões da cidade, além de ser a base de todo processo de revisão do PDPI.




Todavia, o engajamento da população e de representantes do Poder Público, setores econômicos, movimentos sociais, sindicatos de classes, bem como entidades e instituições sediadas no município é o que tornará de fato a proposta efetivamente participativa e democrática.




Qual a cidade que queremos? Quais tipos de atividades devem ser priorizadas?




A ordenação territorial não diz respeito apenas às questões geográficas, mas envolve, antes de tudo, estratégias para mapear os espaços com vistas a sanar vazios urbanos e outros pontos que incidem diretamente no desenvolvimento social, econômico e sustentável do município.




As contribuições/sugestões podem ser enviadas através da plataforma unificada do PDPI, no endereço: http://www.ilheus500.com.br/




O canal interativo permite que os munícipes apresentem as suas ideias e necessidades. A sua participação é essencial para construir o futuro de Ilhéus.




Contato para imprensa: contato@cidadesmelhores.com.br




Contato para outros assuntos: ilheus@grupomyr.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: