Domingo é dia de descanso (para alguns), de dormir até mais tarde e colocar as pernas para cima. Essa regra não vale para os aventureiros da Turma da Caminhada. Apesar de termos uma nova caminhada marcada para o próximo domingo (18/08), em conversa na última semana com Rael (colega de trabalho da prefeitura) sobre caminhadas e trilhas, Rael falou que o pai dele tem uma propriedade rural com um trecho de mata fechada, roça de cacau e alguns pontos de nascente.
Fiquei curioso com a possibilidade de mais uma trilha e de imediato marquei com ele para visitar o local. Entrei em contato com os aventureiros mais experientes e tive a confirmação de Sandoval e Ailson para explorar esse novo caminho. Quando é uma trilha nova, primeiro reconhecemos o percurso, avaliamos a distância e dificuldade e só depois marcamos uma caminhada com os demais integrantes do grupo.
Saímos cedo e partimos para essa aventura em mais um domingo frio e com uma pequena garoa. A estrada é a mesma que leva para a Serra do Córrego Grande, sendo que na fazenda de Clarice nós entramos a esquerda e seguimos por um ramal até a fazenda São José, na região do Ribeirão de Pedra.
Chegamos antes das 8 horas e o local é rico em água, com diversos minadouros e algumas nascentes dentro da roça de cacau que fica localizada dentro de um trecho de mata preservada com centenas de árvores que protegem o local e mantem uma bela fauna e flora local.
O proprietário José Eduardo (Dinho), pai do nosso guia Rael, chegou em seguida e, depois de alguns minutos de prosa, Dinho cortou um cacho de banana e nos presenteou. Partimos para completar a nova trilha e deixamos a promessa que voltaremos em breve com mais tempo.
Na parte final da caminhada subimos uma serra dentro da propriedade e descemos por um ramal até sairmos em frente à fazenda Sossego (sentido Ibicaraí). Chegamos em casa às 10 horas da manhã com mais uma trilha mapeada.
Arnold Coelho
Mapeando trilhas em Ibicaraí