Foto: João Valadares/ALBA
Da Redação
A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA , autorizou, na tarde desta terça-feira (03.09.24), em sessão ordinária dirigida pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), o Governo da Bahia a contratar operação de crédito interno, no valor de R$ 150 milhões, junto à Caixa Econômica Federal. O PL nº 25.473/2024, de autoria do Poder Executivo, foi relatado pelo deputado Marcelino Galo (PT). A operação financeira tem a garantia da União e encontra-se no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA.
“A busca da melhoria da qualidade de vida dos baianos é um dever dos poderes públicos, e o Legislativo não se furta a esse seu compromisso com a população. Se o Estado tem capacidade para contraí-lo e o empréstimo visa ao investimento na melhoria da infraestrutura hídrica e na mobilidade urbana, impactando positivamente no cotidiano dos baianos, entendo como positivo aprová-lo”, disse Adolfo Menezes.
Os parlamentares aprovaram ainda o PL nº 24.731/2023, de autoria do deputado Antônio Henrique Júnior (PP), que denomina de Ondumar Marabá o Aeroporto da Cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A proposição foi relatada pelo deputado Rosemberg Pinto (PT). Ondumar Ferreira Borges, filho de Edéia, em Goiás, é proprietário da Comercial Marabá, primeira empresa especializada no comércio atacadista de Luís Eduardo Magalhães.
*CIDADÃO BAIANO*
Na mesma sessão, os deputados deram o sinal verde, por unanimidade, ao Projeto de Resolução nº 3196/2024, que concede o Título Honorífico de Cidadão Baiano ao empresário José Roberto Tadros, pelos relevantes serviços prestados para o fortalecimento do chamado Sistema S na Bahia, que engloba a Confederação Nacional do Comércio – Sesc / Senac. A autoria da proposição é do presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, e foi relatada pelo deputado Eduardo Salles (PP). Nascido em Manaus (AM), José Roberto Tadros, que já foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia, é presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) desde 2018.