Foto: Divulgação
Da Redação
Cinco municípios baianos não registram chuvas há mais de 108 dias e chegam a uma sensação térmica que ultrapassa os 40°C durante o dia.
Barra, na região oeste, passa pela situação mais crítica. As chuvas não caem no município há 133 dias. A cidade de 51 mil habitantes, localizada na região do Vale do São Francisco, ocupa o primeiro lugar na lista dos municípios que estão há mais tempo em estiagem.
As informações foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a pedido da reportagem. Fazem parte do ranking: Irecê (131 dias), Ibotirama (129), Luís Eduardo Magalhães (129) e Barreiras (108).
A estiagem coincide com o momento em que o Brasil enfrenta a pior seca desde o início dos registros da série histórica, em 1950, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A estiagem atinge 58% do território nacional e é intensificada por incêndios criminosos. Na Bahia, os focos de queimadas também cresceram. O estado registrou aumento de 140% nos últimos cinco anos, sendo a região oeste a mais atingida.
Das cinco cidades onde não chove há mais de 100 dias, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste, estão sob alerta de grande perigo de baixa umidade decretado pelo Inmet. Isso significa que a umidade está abaixo de 12%, quando o ideal é que o índice seja de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
As cidades Barra, Irecê e Ibotirama estão sob alerta de perigo, quando a umidade varia entre 12% e 20%.