Ex-prefeito atacou Zé Neto com informações mentirosas, verificou juiz eleitoral O candidato a prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), da Coligação "O Amor Sempre Vence", sofreu sua quarta derrota na Justiça Eleitoral. A 155ª Zona Eleitoral de Feira de Santana determinou a retirada imediata de uma propaganda eleitoral que veiculava informações falsas sobre Zé Neto (PT), candidato a prefeito da coligação "Pra Fazer o Futuro Acontecer". Na decisão proferida neste sábado (21), a Justiça avaliou que a propaganda de José Ronaldo tinha como objetivo difamar e ridicularizar Zé Neto, imputando-lhe falsamente uma denúncia criminosa.
A Justiça constatou que a denúncia, apurada pelo Ministério Público, era infundada e resultou em seu arquivamento. Na decisão, o juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo disse que a veiculação da propaganda ultrapassava os limites da liberdade de expressão, o que levou a justiça a conceder uma tutela de urgência, proibindo a exibição da propaganda mentirosa em qualquer meio de comunicação.
O conteúdo de José Ronaldo foi considero falso e uma violação clara das normas eleitorais. "Com essa decisão, a Justiça reafirmou seu papel em manter a integridade do processo eleitoral e proteger os candidatos de ataques fraudulentos e infundados, mostrando que ações de desinformação, de mentiras, não serão toleradas na disputa", afirmou Felipe Freitas, coordenador da Campanha de Zé Neto, doutor em Direito pela Universidade Federal de Brasília e Secretário de Justiça e Direitos Humanos licenciado. "Percebemos que há um desespero na campanha de José Ronaldo com o crescimento e liderança da campanha de Zé Neto na pesquisa, que aponta para a vitória do candidato apoiado por Lula no primeiro turno. Lamentamos que o ex-prefeito, ao invés de debater a cidade, reproduza a tática do seu aliado Bolsonaro, de propagar Fake News", criticou Felipe Freitas.