Foto: Divulgação/MJ
Da Redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou nesta quinta-feira (19) uma operação que tirou do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal.
A ação batizada de ‘Operação 404’, que faz referência ao ‘erro 404’, de página não encontrada na internet, cumpriu 30 mandados de busca e apreensão numa mobilização internacional contra infrações a direitos autorais.
Segundo informações do G1, oito pessoas foram presas: cinco no Brasil e três na Argentina. Um dos presos no Brasil já tinha mandado de prisão preventiva. Os outros quatro foram detidos em flagrante.
Todo o conteúdos de áudio, vídeo e jogos foi removido dos servidores e desindexados dos mecanismos de buscas da internet.
“As perdas para o setor cultural e criativo são significativas, mas os danos vão além do impacto econômico”, diz o Ministério da Justiça.
Os policiais cumpriram mandados em nove estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.