Restaurante Senac Casa do Comércio realiza a VI Semana da Cachaça – por José Falcón Lopes



Foto: Divulgação


Quem aprecia os diferentes aromas e sabores da famosa aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil não pode perder a VI Semana da Cachaça que está acontecendo no Restaurante Senac Casa do Comércio em Salvador.

A programação tem início nesta quarta-feira (11), a partir das 16h, com uma Aula Show de Drinques a Base de Cachaça, para mostrar que essa bebida permite criações saborosas, que vão muito além de uma boa caipirinha.


Na quinta-feira (12), também a partir das 16h, haverá o Bate-papo: Cachaças da Bahia e bebidas derivadas. Ainda na quinta-feira, a partir das 17h, será oferecido um Happy Hour de Petiscos e Cachaças, porém, para esta atividade deve ser cobrada uma taxa de participação por pessoa.


Já na sexta-feira (13), Dia Nacional da Cachaça, a partir das 12h acontecerá uma Apresentação de Pratos à Base de Cachaça com a expertise do Chef Cristiano Ribeiro do Senac Bahia.

A programação conta ainda, todos os dias, com a Exposição Mix de Cachaças Artesanais, com curadoria de Messias Rocha, proprietário da loja Adega Boulevard. Mais informações com o Restaurante Senac Casa do Comércio pelo telefone (71) 3186-4000.

Dia Nacional da Cachaça


O dia 13 de setembro marca uma importante vitória dos produtores de cachaça no Brasil. No ano de 1661, aconteceu a Revolta da Cachaça, um movimento de fazendeiros do Rio de Janeiro em protesto à decisão da Coroa Portuguesa de proibir a produção da cachaça no Brasil. O objetivo de Portugal era substituir a aguardente da cana-de-açúcar brasileira pela bagaceira, uma aguardente de vinho portuguesa.

No dia 13 de setembro de 1661, a rainha de Portugal, Luísa de Gusmão, liberou a produção e a comercialização da cachaça no Brasil. Por este motivo, o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) resolveu adotar, desde o ano de 2009, o 13 de Setembro como o Dia Nacional da Cachaça.

José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: