Foto: Thuane Maria/GOVBA
“Aqui eu só tenho a agradecer ao Terreiro de Lembá. Tudo aqui é de verdade. Aqui tenho conseguido meu alimento através do projeto”, relata a moradora e dona de casa, Juliane Santos, que leva sete refeições para casa por meio da distribuição da Cozinha Comunitária e Solidária da Associação Beneficente, Cultural e Religiosa do Terreiro Unzó Tatêto Lembá realizada, nesta sexta-feira (11).
Localizada em Camaçari, a associação é uma das nove cozinhas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) contempladas pelo edital Comida no Prato. Este projeto integra o programa Bahia Sem Fome (BSF), uma política pública implementada pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a fome no estado. Em parceria com 50 organizações sociais, o programa distribui refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.
Para o sacerdote e presidente da associação, Táta Ricardo Tavares, a iniciativa é fundamental para a comunidade e garantir comida é garantir dignidade. “A nossa cozinha tem dois meses, ela está completando agora. E nós atendemos mais de 200 pessoas por dia com quantidade e a qualidade que precisamos para todo mundo”, acrescenta.
Apenas em Camaçari, nove Cozinhas distribuirão 1.800 refeições em 110 dias, sendo que cada uma fornece 200 marmitas diariamente. Atualmente, são 100 Cozinhas em funcionamento no edital que contempla 17 municípios entre: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Simões Filho, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O coordenador de Políticas Públicas da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Guilherme Rodrigues, destaca o impacto da ação. “Garantir o direito à alimentação para nós é fundamental. São famílias que não têm, às vezes, o que comer durante o dia. Então, esse é o primeiro edital com os 17 municípios mais populosos da Bahia e que ultrapassa 2 milhões de atuação. Para nós o impacto é muito importante”, completa Rodrigues.Foto: Thuane Maria/GOVBA
“Essas organizações preparam as refeições e distribuem de forma gratuita para essas famílias que precisam do acesso à alimentação. É o Governo do Estado comprometido com o enfrentamento à fome, chegando de fato a quem mais precisa através do Programa Baia Sem Fome”, pontua o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.
Sobre o Comida no Prato
O objetivo principal do edital Comida no Prato é fortalecer a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome na Bahia, como parte da estratégia do Programa Estadual Bahia Sem Fome. A execução do projeto está a cargo da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).Foto: Thuane Maria/GOVBA
A iniciativa abrange mais de 417 municípios baianos e pretende beneficiar 30 mil pessoas por dia, totalizando 5,5 milhões de refeições distribuídas ao longo de 12 meses. O edital visa expandir e fortalecer a rede de equipamentos voltados ao combate à fome no estado.
As refeições distribuídas pelo governo estadual são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiando diversos grupos, como pessoas em situação de rua, trabalhadores de baixa renda, desempregados, idosos, crianças, mães solteiras, entre outros que se encontram abaixo da linha de pobreza.
Repórter: Joci Santana/GOVBA