Itabuna: Modernização da Eta da Emasa entra na última etapa


O processo de modernização da principal Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) entra na última etapa. Houve a substituição dos decantadores, quando foram trocados os módulos tubulares, pela nova tecnologia através do sistema de lamelas.


Agora, a empresa vem investindo na troca de matérias filtrantes e crepinas dos filtros, item fundamental no processo de retenção de partículas no tratamento de água.



De acordo com o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, com a implantação do Projeto Mais Água para a Cidade, que ampliará o sistema de distribuição de água, a empresa teve que investir na modernização da ETA.



“Com o novo sistema de abastecimento, que dará fim ao fornecimento irregular de água, tivemos que modernizar a ETA para ampliar a produção de água e também a Estação de Captação de Água Bruta, em Rio do Braço”, afirmou.


“Esse processo de modernização nas estações de captação e tratamento de água vai garantir uma maior produção e a manutenção da boa qualidade da água servida aos moradores de Itabuna”, garante Mendes Filho.


O presidente da EMASA lembra que o Mais Água para a Cidade só foi possível graças à ousadia, coragem e força política do prefeito Augusto Castro (PSD) em investir na implantação de um novo sistema de abastecimento de água.


“O prefeito Augusto Castro foi arrojado ao implantar o Mais Água. Além de resolver um problema crônico, vai melhorar a qualidade de vida da população que deixará de receber água em intervalos de até 20 dias e vai possibilitar a atração de novos empreendimentos industriais e comerciais para a cidade”, prevê Raymundo Mendes Filho.


Para o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt, a troca das crepinas de louça e PVC, pelas de discos ranhurados de alto desempenho, garante maior fluidez na água filtrada e eficácia na remoção da turbidez da água.
“O novo sistema, que está sendo implantado nos filtros da ETA principal, vai permitir reduzir em torno de 50 por cento a água de lavagem. Atualmente se gasta 200m³ na lavagem dos filtros e esse volume será reduzido a 100%, assegurando maior eficiência e economia”, explica Bitencourt.


Todo o processo que envolve o Projeto Mais Água para a Cidade tem previsão de conclusão até o final do ano, beneficiando os bairros das zonas sul, leste e oeste de Itabuna, que hoje recebem água em intervalos de 15 e até 20 dias e passarão a ter água nas torneiras todos os dias.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: