Um novo furto de cabos elétricos subterrâneos da rede de iluminação pública na noite de ontem, dia 10, por volta das 19h30min, deixou às escuras parte da Avenida Amélia Amado, nas imediações do Colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI), no centro da cidade. Depois de denúncias, imediatamente as equipes de eletricistas da Prefeitura de Itabuna com o suporte de pessoal do consórcio IP Grapiúna fez a reposição para que a iluminação da via pública fosse restabelecida.
No mesmo trecho da Avenida Amélia Amado fato semelhante havia acontecido em 23 de setembro. A ação criminosa foi denunciada à Polícia Civil, a quem compete investigar os fatos. Desta vez, os vândalos fizeram a remoção da tampa em concreto armado da caixa subterrânea.
As ações de danos contra equipamentos públicos têm se multiplicado envolvendo a subtração de grades de bocas de lobo, tampas de poços de visita (Pvs), luminárias e até bancos de madeira de praças requalificadas recentemente, a exemplo dos bairros São Pedro, Mangabinha, Califórnia, Conceição e Fátima, onde a PM teria identificado a autoria. A população pode cooperar com a Prefeitura acionando a Polícia Militar pelo 190 para evitar prejuízos ao erário e ao patrimônio público, que é de todos os cidadãos.
_________________
Legenda: Furto de cabos elétricos subterrâneos na Avenida Amélia Amado tem sido recorrentes. Foto Ascom