Itabuna continua com uma situação estável no que se refere à infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Mas, mesmo assim, não tem dado trégua e continua realizando ações de prevenção em domicílios.
A campanha “Itabuna contra a Dengue 10 Minutos Salvam Vidas” é uma das ações que vêm sendo realizadas desde o mês de junho, tendo como base ações preventivas e educativas, a exemplo de Pit-Stop sempre às sextas-feiras em várias localidades da cidade.
“A prevenção é feita com ações rápidas e simples, mas que tem resultados muito eficazes que evitam a reprodução do Aedes”, alertou a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro.
O último Levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti – LIRAa, realizado neste ano, aponta um índice de infestação de 0,68%. Com base nesse resultado, Lucimar frisou que Itabuna está em uma situação tranqüila. “Mas, não podemos descansar até porque o verão está se aproximando e este é o período em que devemos ter um maior cuidado”, completou.
A coordenadora do Departamento de Combate às Endemias ainda anunciou que em dezembro será lançada a Campanha “Verão sem Dengue”, cuja abertura contará com uma caminhada pelo centro da cidade.
“No verão, muitas pessoas viajam bastante para outras cidades em férias ou veraneio. Lá podem adoecer e trazer a doença para Itabuna, o que não é bom. Se adotarmos hábitos preventivos onde estivermos, estaremos cuidando para que o mosquito não se prolifere”, concluiu.
___________________________________
Prefeitura de Itabuna homenageia profissionais de reabilitação do CREADH no dia do terapeuta ocupacional
“Nós, fisioterapeutas, somos a mola mestra incentivadora da reabilitação física de todos os pacientes. Somos incansáveis no processo de reabilitação e ainda oferecemos assistência às famílias”.
A declaração é da fisioterapeuta Luciane Miranda Oliveira Verde e revela a profundidade do trabalho desenvolvido por estes profissionais e terapeutas ocupacionais, cujo dia será comemorado no domingo, dia 13.
Ambos integram as equipes que atendem no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), mantido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua da Inglaterra, no Bairro São Judas Tadeu. A instituição oferece uma estrutura física básica para atender com qualidade os pacientes.
De acordo com a coordenadora do CREADH, Jaimeire Pessoa, há 22 anos que os profissionais lotados na unidade se dedicam à reabilitação e bem-estar dos pacientes. Atualmente realiza entre 100 e 150 atendimentos diários.
“O CREADH tem uma estrutura física maravilhosa pronta para atender os pacientes com profissionais de qualidade e dedicados. Aqui temos salas equipadas com aparelhos, macas muito instaladas, etc. Aqui cuidamos para que a estrutura e os atendimentos possam aumentar e o nosso serviço ter mais qualidade” afirmou.
Ela reforçou que o Centro conta com atendimento multidisciplinar e oferece todas as especialidades ligadas à fisioterapia, desde fisioterapia a pacientes neurológicos a amputados à terapia ocupacional.
“O paciente chega ao CREADH com relatório médico contendo o diagnóstico emitido pelo médico clínico geral na unidade básica de saúde (UBS).
Aqui, o paciente passa por avaliação e triagem com a assistente social, sendo depois encaminhado ao especialista para definir os serviços de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psiquiatria e Neurologia”, contou Jaimeire.
O fisioterapeuta do CREADH Luiz Evandro Nunes Marinho Filho revelou que a Fisioterapia trabalha alicerçada em bases essenciais. “A gente trabalha com três pilares: prevenção, promoção e reabilitação”, afirmou.
Já a terapeuta ocupacional Camila Sousa Nascimento destacou que trabalha na intervenção das atividades da vida diária: sono, trabalho, lazer e descanso. Em casos de crianças, envolve também a atividade de brincar.
Ela disse ainda que, a partir destas ocupações, o terapeuta inicia o processo de reabilitação dos pacientes para que essas atividades tenham significado na vida deles.
“Uma pessoa que teve um acidente cardiovascular (AVC), por exemplo, na maioria das vezes chega com déficit de desempenho, que é o que interfere na participação social desta pessoa na vida cotidiana”, relatou.
“Isso causa prejuízos emocionais e de participação instrumental, como abrir uma bolsa ou atender ao telefone. Então, na terapia ocupacional atuamos na perspectiva de organizar as ideias, a capacidade cognitiva, reter a atenção e concentração” enfatizou Camila.
“Quanto às crianças, aprendem brincando. Pois, do contrário a interação fica comprometida. Porque precisa interagir com o objeto, com o brinquedo, com o espaço, com as pessoas ao redor. Brincar é uma ocupação” reforçou.
___________________________________
*Prefeito Augusto Castro visita obras da Rua Paulino Vieira e diz que via será um ponto de convergência na cidade*
As obras de revitalização da Rua Paulino Vieira, na área central de Itabuna, que reúne lojas e boutiques de grandes marcas, seguem em ritmo acelerado.Na terça-feira, dia 9, pela manhã, o prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhado da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, da arquiteta da SIURB Stephanie Andrade e do engenheiro da Metro Engenharia, responsável pela obra, Fábio Pinto Ramos, fez uma visita de inspeção.
De acordo com o prefeito Augusto Castro, as obras de revitalização do primeiro shopping a céu aberto, dará um novo visual ao comércio de Itabuna. “Essa obra foi discutida com os comerciantes. Vamos transformar essa via em um verdadeiro shopping a céu aberto. Além de realizar uma grande mudança, a nova Rua Paulino Vieira será ponto de convergência e entretenimento para a cidade e a região”, disse Castro.
A secretária Sônia Fontes afirmou que as obras iniciadas mês passado, a pedido dos lojistas, estão sendo executadas por trechos. “Estamos fazendo a obra por trecho. Está sendo trabalhado o acabamento do piso de concreto lavado nas laterais e o meio terá piso intertravado, como foi aprovado no projeto apresentado à Comissão de Lojistas. Também terá banquinhos e paisagismo e arandelas na iluminação, É um novo desenho urbano”, enfatizou a titular da SIURB.
Para o presidente da Associação dos Lojistas da Paulino Vieira, Paulo Costa, além de uma via de comércio, a artéria da área central de Itabuna será um local de encontro. A expectativa dos comerciantes, comerciários e clientes é muito grande.
“Estão todos muito ansiosos e com muita expectativa em tornar essa rua atraente para o público, não só de Itabuna, como para toda a região. Vamos ter um espaço humanizado, um espaço onde as pessoas possam transitar com segurança e se congratular no dia a dia”, afirmou o representante dos lojistas Paulo Costa.
A transformação da Rua Paulino Vieira em um shopping a céu aberto faz parte do projeto da Prefeitura de Itabuna que vem trabalhando para requalificar e harmonizar várias vias do centro. Além da Rua Paulino Vieira, há intervenções na orla da Beira-Rio e na Praça Otávio Mangabeira, conhecida popularmente como Praça Camacã.
_____________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
10/10/2024