Foto: Diego Cardoso/GOVBA
Da Redação
Nesta quinta-feira (3), a equipe técnica da Secretaria da Educação (SEC) visitou as obras de quatro novas unidades escolares que estão sendo construídas pelo Governo do Estado, nos municípios de Tanquinho, São José do Jacuípe e Filadélfia. Os novos colégios estaduais de tempo integral com alto padrão arquitetônico terão infraestrutura moderna e adequada para atender às necessidades da comunidade escolar.
“Estar presente nessas visitas é essencial para que possamos acompanhar de perto o andamento das obras e assegurar que essas novas unidades escolares sejam espaços de transformação para nossos estudantes. A educação vai muito além de salas de aula. É sobre proporcionar ambientes de qualidade que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento integral”, afirmou a secretária da educação, Rowenna Brito.
A primeira parada foi no município de Tanquinho, onde a equipe verificou a nova estrutura do Colégio Estadual de Tempo Integral Novis Filho. A nova estrutura contará com 12 salas de aula, quatro laboratórios e duas salas multifuncionais, bem como restaurante estudantil, teatro, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo, entre outros espaços que integram o projeto de modernização.
Ainda em Tanquinho, a equipe também esteve na antiga escola que leva o mesmo nome e se reuniu com professores, alunos e funcionários. Durante o encontro, a estudante Laura Bianca Carneiro, do 3º ano, falou sobre sua expectativa com a nova escola. “Eu vou curtir muito e eu sei que isso vai beneficiar muitas outras pessoas, como os meus primos, as crianças que moram na minha rua e, quem sabe, até os meus filhos. Eu adorei ver que a escola nova tem muitas possibilidades de espaços, como laboratório, sala de dança e biblioteca”.
Já no município de São José do Jacuípe, no distrito de Itatiaia, pertencente ao Território de Identidade da Bacia do Jacuipe (NTE 15), a equipe verificou a obra do novo Colégio Estadual de Tempo Integral Maria Neves Carneiro. Futuramente, os alunos dessa unidade poderão desfrutar de seis salas de aula, dois laboratórios, sala multifuncional, sala de leitura, restaurante estudantil, teatro, vestiário, quadra poliesportiva coberta e dez banheiros que servirão como referência para a construção de unidades escolares em outros municípios.
A visita foi acompanhada por algumas ex-alunas, que agora fazem parte da equipe escolar. Dailane Silva, oficineira do programa Educa Mais, falou sobre a importância da nova estrutura. “Tudo isso para mim é a realização de um sonho. Eu realizo a oficina ‘Cultivando com Amor’, que vai ser transferida para essa unidade nova. Concluir o Ensino Médio no antigo anexo e vivenciar isso como oficineira e ex-aluna é algo muito incrível. Eu sou uma pessoa que acredita na escola pública e, como futura professora de história, desejo lecionar aqui neste colégio”.
Sua irmã, Adailma Santana, uma das cuidadoras da escola, completou: “A escola está simplesmente maravilhosa. Eu também já fui aluna do antigo anexo e vendo essa escola, acredito que ela veio para somar e incentivar ainda mais os nossos estudantes”.
A equipe da SEC também esteve no município de Filadélfia, pertencente ao Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25), onde foi realizada a visita guiada à obra da nova unidade do Colégio Estadual Cecentino Pereira Maia. Professores, estudantes e funcionários também estiveram presentes para acompanhar a evolução da nova estrutura. O projeto inclui a construção de 20 salas de aula, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais, biblioteca, teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, vestiário, campo de futebol society com pista de atletismo e 30 banheiros.