Terreiros de candomblé enviam carta a Lula com críticas a Anielle Franco

 

Foto: Reprodução


Da Redação

Um grupo formado por representantes de 88 terreiros de candomblé enviaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (11), um carta com reclamações acerca da atuação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT).

De acordo com Igor Gadelha, do Metrópoles, o documento cita a insatisfação com relação às políticas voltadas para o segmento religioso. No texto, os terreiros apontam um “descaso total” da ministra desde que assumiu a pasta. Ela nunca teria visitado nenhum espaço, o que também é relatado na carta.

“Neste sentido, investidos desta história, os terreiros que subscrevem manifestam-se com preocupação sobre a política do Ministério da Igualdade Racial para esse segmento, que encontrou o descaso total da ministra da pasta até agora, desarticulando a possibilidade da retomada do que iniciamos nos governos Lula e Dilma anteriores”, diz trecho da carta.

A demissão de Yuri Silva também é questionada na carta. No texto, os terreiros afirmam ter recebido com “preocupação” a saída do secretário.

“Recebemos com muita preocupação a demissão por telefone, e durante um resguardo provocado por luto familiar, do Secretário Nacional Yuri Silva, que compõe uma organização histórica de ativismo em defesa das religiões de matriz africana, a saber o CEN, e que é um intelectual na formulação dessas pautas”, diz outra ponto da carta.

Anielle já havia sido alvo de reclamações dentro dos grupos ligados ao movimento negro por ter demitido Yuri. Os núcleos também reclamam da atuação da ministra, que teria um trabalho muito abaixo do esperado, na visão do MN.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: