Bahia Cacau participou do Salon du Chocolat em Paris e conquista público internacional







Após passar por Portugal, a Bahia Cacau participou da maior feira de chocolate do mundo, o Salon du Chocolat, realizado em Paris na França no período de 30 de outubro a 03 de novembro deste ano de 2024. O sabor especial da Mata Atlântica do Sul da Bahia e produzido pela agricultura familiar, conquistou público europeu com os chocolates de alto teor de cacau, o nibs e as amêndoas caramelizadas do cacau. Segundo Josivaldo Dias, diretor comercial da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), que apresentou os produtos da marca Bahia Cacau, o evento é uma vitrine única para a agricultura familiar. “Estar nesse evento extraordinário é uma oportunidade para apresentar nossos produtos ao mercado internacional e compartilhar o sabor da agricultura familiar. Nosso cacau traz valor agregado e impulsiona o desenvolvimento econômico e a inclusão social em nossas comunidades”.





 O chocolate comercializado pela Bahia Cacau é fruto de muitos anos de trabalho, passando desde 2010 quando foi construída a agroindústria, e antes, quando da organização de trabalhadores em assentamentos de reforma agrária do município de Ibicaraí, onde no início dos anos 2000 buscavam alternativas de sobrevivência e de desenvolvimento no campo.



 A atuação do mercado internacional da Bahia Cacau é resultado deste longo caminho percorrido e dos apoios de parceiros que acreditam na inclusão produtiva do meio rural e na geração de oportunidades, permitindo novos horizontes para as novas gerações. A presença da Bahia Cacau, uma semana anterior no Chocolat Festival de Gaia, Portugal, e em Paris na 25ª edição do Salon, foi através do apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Além do chocolate a Bahia levou à França uma vitrine diversificada de produtos, como cafés, geleias, palmito, frutas desidratadas e pasta de castanha de caju. Produtos que reforçam a alta qualidade e sustentabilidade da produção familiar baiana.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: