Bahia lidera ranking de estados com maior número de facções no Brasil



Foto: Reprodução


Da Redação

Dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, apontam a Bahia como o estado brasileiro com maior número de facções em atuação – há 21 organizações criminosas (orcrims), tendo entre as mais conhecidas o Comando Vermelho (CV) e o Bonde do Maluco (BDM).

O estado tem quase 1/4 do total de grupos criminosos presentes no Brasil, que soma 88 organizações atuantes dentro de 1.760 pavilhões prisionais.

Ainda de acordo com o levantamento, o Nordeste aparece como a primeira região com maior concentração de grupos criminosos (46), seguido pelas regiões Sul (24) e Sudeste (18).

O Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, é a organização criminosa com maior influência nacional, segundo o levantamento divulgado pelo site Poder 360. Ela atua em 24 estados e o Distrito Federal, estando fora do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Já o Comando Vermelho (CV), de origem é carioca, está em segundo lugar no ranking de influência e atua nos mesmos estados do PCC, com exceção de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Além da Bahia, no pódio de organizações criminosas em atuação aparecem Minas Gerais (com 11 facções), Rio Grande do Sul (10) e Pernambuco (7). O Rio de Janeiro está em oitavo lugar, com cinco organizações criminosas.

Os estados com os menores números são: São Paulo (1), Roraima (2) e Rio Grande do Norte (2), além do Distrito Federal (2). Os números foram obtidos entre 2022 a 2024.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: