Com quase 1200 agências de comunicação, o mercado de comunicação no Brasil tem encontrado uma crescente tendência por serviços associados à internet. Segundo o Censo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), divulgado pelo Portal dos Jornalistas, mesmo que as assessorias de imprensa mantenham a liderança como o serviço mais buscado nas agências (75%), a gestão de redes sociais já representa cerca de 43% da procura. Essa crescente, contudo, abre uma questão relevante: como o trabalho de profissionais de comunicação é afetado nas redes sociais, em especial devido a maior efemeridade das mensagens?
Visando engajar a audiência, os profissionais de comunicação cada vez mais procuram inovar, seja em quais conteúdos são publicados ou em como construir mensagens relevantes para divulgação. Além do jornalismo com suas práticas de SEO, a internet também abre novas possibilidades para as assessorias de imprensa, em especial ao auxiliar na construção de uma imagem pública.
O diretor da agência CRIATIVOS e sócio-diretor da ROTHA4U, Rodrigo Almeida, explica que as redes sociais podem servir como complemento à assessoria. “São objetivos diferentes, mas complementares. Entendermos que o trabalho conjunto e coordenado das ferramentas de comunicação potencializa o diálogo com os públicos e nos enriquece em nível de resultados e solidez. Enquanto as redes promovem diálogos mais imediatos e emocionais, a assessoria de imprensa fortalece base, agrega valor, chancela credibilidade via veículos de imprensa e tem caráter mais racional”, destaca.
Ao promover um diálogo mais imediato, as redes podem ser utilizadas para medir a recepção a determinadas mensagens e, assim, adaptar estratégias de comunicação. Desse modo, a análise de dados é cada vez mais presente nas agências, configurando-se como fator essencial para o desenvolvimento de um bom plano comunicacional.
Com grandes marcas no portfólio como AMVOX e OR - Odebrecht Realizações, o especialista explica que a boa presença digital, contudo, não substitui o desenvolvimento de um relacionamento com os veículos de comunicação. “Mais do que somente fazer uma informação virar notícia, há toda uma construção de relações de credibilidade entre o emissor e o receptor da mensagem. Então, a assessoria de imprensa atua nesse relacionamento entre marcas/pessoas/negócios e profissionais de imprensa, visando ampliar o alcance da informação para o grande público ou públicos segmentados”, reforça.
O trabalho mostra como os veículos de comunicação detém um poder de influência considerável. Assim, mesmo que as redes sociais sejam ferramentas complementares relevantes, Rodrigo Almeida destaca que o contato direto com a imprensa ainda é o principal caminho para obter sucesso no mercado. “Por mais credível que seja uma marca, quando um canal de imprensa fala sobre a informação, seja um acontecimento, lançamento, produto ou negócio, o público consumidor da informação se sente mais confiante em sua veracidade. Essa construção de reputação, via diálogo com a opinião pública, é indispensável para quem deseja solidez”, conclui.
Para mais informações, entrevistas e pautas sobre o Rodrigo Almeida, ligue para 71 99154-0380 (Júlio César | Assessoria CRIATIVOS).