Em entrevista, prefeito Augusto Castro cita realizações e projeta novas obras para Itabuna






O prefeito reeleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), concedeu entrevista na manhã de hoje, dia 18, ao programa Jornal Interativa News, da Rádio Interativa FM 93,7 Mhz, ancorado pelos radialistas Fábio Ferreira e Evandro Lima. O gestor itabunense respondeu a perguntas da produção do programa e também aos questionamentos que dos ouvintes.





Em relação à educação, o prefeito citou a parceria com o Governo do Estado, que vai possibilitar a construção de um complexo escolar e uma ampla reforma da Escola Flávio Simões, no Bairro Califórnia.




“Fizemos a cessão para o Estado da Escola 28 de Julho que, juntamente com a Escola estadual Valdelice Pinheiro, será transformada em um complexo escolar, a exemplo da que existe no Bairro Vila Anália”, disse, referindo-se à Escola Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer.




“Em contrapartida, firmamos um convênio no valor de R$ 11 milhões para construir a nova escola Flávio Simões, uma unidade de ensino moderna com 17 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório e outros espaços. Nossa intenção é que essa futura unidade de ensino funcione em tempo integral”, disse o prefeito Augusto Castro.




Ainda sobre a educação, o prefeito afirmou que está acompanhado todo o processo que envolve o resgate do precatório do FUNDEF. Ele disse que os professores municipais receberão aquilo que lhes é de direito.




Hoje, dia 18, o prefeito retornou a Brasília, onde tem agenda com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir a revisão do convênio visando à construção das 698 casas para as vítimas das enchentes de dezembro de 2021.




“Houve uma grande defasagem sobre o valor do convênio repassado pelo Governo Federal. Temos o recurso de R$ 36 milhões na conta do município, realizamos duas licitações. Mas, as construtoras não tiveram interesse, pois o valor proposto está menor que a unidade do Minha Casa, Minha Vida. Vamos resolver essa questão para iniciar o quanto antes o processo de licitação”, explicou Castro.




O prefeito reeleito também lembrou que pouco mais de 270 ruas do município que já foram urbanizadas através do Programa Acelera Itabuna (PAI), que até o final deste ano atingirá a marca de 300 vias. São ruas de barro que foram ou estão recebendo redes de esgoto, drenagem e pavimentação.




“Conseguimos levar dignidade para diversos bairros da cidade com obras de infraestrutura. Beneficiamos pessoas que antes conviviam com a poeira e a lama. Além disso, vamos dar continuidade à urbanização e à requalificação das praças para oferecer bem-estar e lazer à população. Um exemplo disso é a nova orla da Beira-Rio e a Rua Paulino Vieira, que serão entregues em breve. Serão novos vetores de entretenimento para cidade”, garantiu Augusto Castro.




Sobre as obras estruturantes, ele assegurou que nesta semana deu ordens de serviço para a construção da nova ponte sobre o Rio Cachoeira, que vai ligar o centro da cidade ao Bairro da Conceição e à nova BA-649 e também o viaduto, que será erguido sobre a rotatória do Bairro Banco Raso.




“As obras de mobilidade urbana que serão implantadas foram pensadas no desenvolvimento de Itabuna. São obras estruturantes e, além da nova ponte e do viaduto, vamos urbanizar o acesso do Bairro Novo São Caetano à BR-101, por detrás da Cavalaria da PM, criando um novo corredor de crescimento”, salientou.




As obras de requalificação da feira do São Caetano e o início das obras da feira do Califórnia também foram citadas pelo prefeito. “As obras da feira do São Caetano estão praticamente concluídas e pretendemos entregar aos feirantes e à comunidade em janeiro para o início das obras da feira do Califórnia, que depende da ordem de serviço da CONDER, o que deverá acontecer nas próximas semanas”, disse.




Já em relação ao prédio histórico que abrigou a antiga Cadeia Pública, onde funcionava a sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), terá as obras iniciadas ainda este mês.




“O processo de licitação para a requalificação do prédio, que voltará a abrigar a sede da FICC, está em fase final e vamos iniciar as obras ainda neste ano. Será um novo espaço dedicado à valorização da cultura da cidade”, afirmou o prefeito de Itabuna.




O prefeito Augusto Castro também falou sobre as obras de contenção da encosta da Avenida Juracy Magalhães e do Projeto Mais Água para a Cidade, que está em fase final de conclusão.




“As obras de contenção da encosta da Juracy Magalhães foram iniciadas e estamos finalizando a maior e mais importante obra da nossa gestão que é o Mais Água para a Cidade, que vai atender 140 mil pessoas com água todos os dias em suas torneiras. Agora, vamos buscar parcerias para encarar a questão do esgotamento sanitário de Itabuna, um grande desafio, que vamos encarar e resolver”, finalizou o prefeito Augusto Castro.

_____________________________


Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: