Foto: Reprodução/Blog do Anderson
Da Redação
A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi atingida por fortes chuvas, neste domingo (10), que causaram transtornos para a população da cidade. O volume de precipitações provocou alagamentos em diversas ruas, além de arrastar veículos estacionados em vias de grande movimentação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, que prevê chuvas intensas, podendo variar de 30 a 60 milímetros/hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/hora, e grau de severidade que indica perigo. O aviso é válido até as 10h de segunda-feira (11).
As chuvas iniciaram na noite deste sábado (9), com uma média acumulada de 10 milímetros, mas, segundo a Defesa Civil Municipal, não houve danos relevantes.
Um galho de árvore caiu na Avenida Luís Eduardo Magalhães, porém foi retirado pelas equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, com apoio da Mobilidade Urbana, por meio do Simtrans. Na Zona Rural também não foram relados problemas.
O Comitê de Crise, que conta com membros de todas as áreas do Governo Municipal, acompanha a situação para garantir a segurança da população e dar celeridade à resolução de qualquer transtorno que venha a ocorrer.
A orientação da Defesa Civil é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também não é recomendável estacionar veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Emergência
Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas, para atender os cidadãos. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do número 193.