II Festival da Cerâmica Maragogipinho mobilizou cerca de 20 mil visitantes e mais de R$ 300 mil em vendas




Fotos: Diogo Andrade




Foi valorizando a tradição de mais de três séculos de história que o II Festival da Cerâmica Maragogipinho fechou mais uma próspera edição. O maior centro cerâmico da América Latina, reconhecido pela Unesco, recebeu entre os dias 14 e 17 de novembro cerca de 20 mil pessoas que foram conferir de perto a intensa programação que contou com rodada de negócios, Feira Artesanato da Bahia, mostras artísticas, exposição, Feira Afro Bahia, cursos de qualificação, imersão às olarias, gastronomia e shows musicais de atrações nacionais e locais. O montante somado durante o evento supera os R$ 300 mil, entre negócios gerados e venda direta de peças e produtos artesanais, comidas e bebidas.

Em seu segundo ano de realização, a iniciativa se consolida no calendário de eventos culturais da Bahia como uma realização fundamental para a promoção da arte ceramista de Maragogipinho, proporcionando um espaço de promoção da arte secular produzida ali, comercialização direta de obras, capacitação de oleiros, valorização do saber fazer e estímulo ao turismo de experiência.



“O Festival já entrou no calendário cultural da Bahia, mas foi só o pontapé inicial, que já tem impactado a comunidade. Iniciamos, por meio do Ipac, o processo de reconhecimento da cerâmica de Maragogipinho como Patrimônio Imaterial da Bahia. Estamos trabalhando em parceria com outras secretarias, como a Secult e Setur, para juntos atuarmos no desenvolvimento turístico da região e preservação da riqueza cultural que é o artesanato produzido ali”, destacou Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), que correalizadora do Festival.Fotos: Diogo Andrade

Turismo de experiência
O evento atraiu mais de 20 mil pessoas, lotando hospedagens de Maragogipinho, Aratuípe, Nazaré e adjacências. Parte da programação, a imersão às olarias, com visitas guiadas a algumas das mais de 140 olarias locais, foi uma das atividades mais procuradas pelos visitantes. Conhecer a cadeia produtiva da cerâmica local, conversar com mestras e mestres ceramistas e, literalmente, moldar o barro no torno mostrou-se uma experiência inédita para os turistas. No dia 16 (sábado), o Festival promoveu também uma visita especial com mais de 20 arquitetos da Casa Cor Bahia e formadores de opinião de Salvador.

“É de uma riqueza tremenda esse saber que se tem aqui, ancestral, como foi dito. E poder vivenciar isso, visitando essas olarias, conhecendo esses ceramistas, é algo único, que nunca vi em outro lugar. Muito importante e precisa ser mesmo valorizado”, comentou Alice Freitas, mineira, mas que reside em Salvador há 15 anos, em sua primeira visita a Maragogipinho.Fotos: Diogo Andrade

Patrimônio Imaterial
Durante o Festival, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) anunciou a abertura do processo de patrimonialização do saber fazer local, com o registro especial do ofício de oleiros e oleiras de Maragogipinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. A notificação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 14 de novembro.

“Esse lugar tem 300 anos e sempre esteve à margem, hoje está em processo de reconhecimento como patrimônio imaterial, sendo destacado nacionalmente, é uma potência da nossa Bahia. Nossa responsabilidade agora, de todos nós, é zelar pelo tesouro guardado e trabalhar para que ele cresça ainda mais e de forma organizada”, pontuou a gestora sociocultural Jaqueline Azevedo, diretora da Associação Fábrica Cultural, instituição correalizadora do Festival.

Da Bahia para o mundo


A 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, realizada nos dias 12 e 13 de novembro, integrou o Festival e reuniu oleiros e artesãos de Maragogipinho e de outras localidades do Baixo Sul a empresários e lojistas de artesanato e decoração, revendedores e galeristas da Bahia e do Brasil. A ação somou uma arrecadação superior a R$ 50 mil em vendas de obras artísticas e de peças decorativas e utilitárias em atacado, que serão comercializadas em diferentes cantos do país.

“O Festival foi um sucesso. Muitas vendas dos artesãos e comerciantes locais, pousadas ocupadas e restaurantes lotados, ou seja, o evento vitorioso tanto do ponto de vista cultural, quanto econômico, que gerou renda para a comunidade de Maragogipinho. Estamos com a sensação de dever cumprido, mas o nosso trabalho do acompanhamento continua”, avaliou Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Setre.
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