Ong promove 20º mutirão do diabetes em Itabuna





O tradicional Mutirão do Diabetes de Itabuna chega à 20ª edição nesta semana, com atividades no sábado (9) e domingo (10), na Praça Rio Cachoeira e no Hospital Beira Rio. No primeiro dia, além das ações preventivas na Praça, os pacientes do Hospital serão submetidos a procedimentos de retinopatia diabética, avaliação angiológica, cardiológica, nefrológica e exames bioquímicos.


Já no domingo, a partir das 7h, a 10ª Pedalada Azul e o 14º Aulão Azul de Ginástica vão botar a galera para mexer o corpo, celebrando a saúde na prevenção e convivência com o diabetes por mio de práticas saudáveis.


O Mutirão é promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, que lançou a edição deste ano em cerimônia no Hospital Beira Rio, com a presença de autoridades públicos, empresários, imprensa e parceiro da iniciativa filantrópica. O cônsul geral da Dinamarca em São Paulo, Laurids Bastholm Refslund, participou do lançamento e conhece o projeto, que hoje é replicado em mais de 30 cidades brasileiros, tendo Itabuna como referência.

O médico Rafael Andrade, idealizador do Mutirão


O médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador do Mutirão, disse que Itabuna celebra 20 anos de um projeto vitorioso, que beneficiou milhares de pessoas, sempre de forma gratuita, e influenciou o trabalho de muitos profissionais de saúde. “É um legado que estamos deixando para as futuras gerações e um exemplo de como uma cidade pode se unir em torno de uma causa que possibilita uma vida saudável”, acrescentou.






Para o CEO do Beira Rio, Elio Nascimento, o mutirão está essência do função primordial do Hospital, que é cuidar as pessoas. “A cada ano reafirmamos essa missão, numa ação que é exemplo para todo o País”.


O cônsul Laurids Bastholm Refslund afirmou que o Mutirão do Diabetes inspirou ações semelhantes em outros países, a exemplo da Dinamarca, que adotou o modelo da medicina focada na prevenção. “Nós aprendemos muito com esse evento, que salva vidas e estou muito feliz em estar aqui”, concluiu.


ACOMPANHAMENTO PERMANENTE


A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, avalia que a parceria da Prefeitura com a ONG Unidos pelo Diabetes garante que os pacientes sejam atendidos no dia a dia pela atenção básica, monitorando todos os casos e fazendo o acompanhamento para evitar sequelas. “São milhares de pessoas atendidas, com ações de prevenção e tratamento especializado dos casos mais graves.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: