Cerca de 160 Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizaram um mutirão de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti na manhã desta sexta-feira, dia 29, no Santo Antônio. Logo cedo, eles se concentraram na Praça Alice Monteiro para as ações coordenadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
De lá saíram para a execução de ações focal e perifocal, recolhimento de materiais inservíveis, além das visitas domiciliares educativas e de vistorias. Nas primeiras horas do trabalho, foram recolhidos 200 pneus velhos e em desuso em borracharias e ou descartados de forma irregular nos terrenos baldios.
De acordo com o supervisor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Clodoaldo Santos de Oliveira, as equipes de ACE estão sempre atentas para manter a cidade livre da infestação do mosquito que está em 0,67%, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde que é um por cento.
“O nosso índice até o momento é favorável, mas não devemos dar tréguas ou relaxar. No 1º ciclo, era 1,62%; no 2º, 1,12%; no 3º, 0,66%; enquanto no 4º ciclo, 0,56%. O 5º no último ciclo está 0,67%, e em fase de conclusão” relatou.
Clodoaldo alertou a população quanto à proximidade do verão, estação mais quente do ano e que se inicia no dia 21 de dezembro. “É preciso atenção d ainda maior, porque é neste período que há maior proliferação do mosquito com altas temperaturas e chuvas,
o que pode elevar os índices de infestação”, afirmou.
“Por isso, as equipes de Agentes de Combate às Endemias estão intensificando suas ações de tratamento focal e perifocal nos domicílios e ampliando as visitas às
borracharias e vistorias a terrenos baldios, inclusive com o emprego do Ultra Baixo Volume (UBV)”, comentou.
Para o proprietário da Borracharia Macaco, Raimundo Santos, o trabalho dos agentes é de grande importância. “São muito atenciosos e fazem um serviço excelente, sempre vindo aqui orientar e até levando os pneus velhos para o Ecoponto”, contou.
Ele destacou também que os donos de borracharias e a população também podem levar o material até o local de descarte no prolongamento da Rua Alício de Queiroz, no Centro. “Os agentes fazem a parte deles e a gente deve fazer a nossa, não é?” completou.
Segundo a coordenação do Departamento de Combate às Endemias, os próximos bairros a receberem os mutirões serão São Caetano, no dia 6, e Pedro Jerônimo, no dia 13 de dezembro.