Com a remoção de toneladas de lixo e entulhos do interior e proximidades dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste da cidade, a Prefeitura de Itabuna, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo e a Biosanear, finalizou hoje, dia 1º, ações educativas e de combate a escorpiões. A localidade tem 2.052 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.
Desde a quarta-feira, dia 30 de outubro, que frentes de trabalho executadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Divisão de Combate às Endemias, desenvolveram ações de educação ambiental, inclusive com a distribuição de folhetos, enquanto a Superintendência de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Pública, fez a limpeza de áreas internas e externas.
A coordenadora do CCZ, Lorena Andrade, reiterou que uma das formas mais eficazes de evitar aparecimento de escorpiões é fazer a limpeza periódica de terrenos, evitar o acúmulo de entulhos, roupas e tecidos velhos, além de vedar portas e sacudir roupas e calçados antes do uso. Também afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão. “No material distribuído há outras informações importantes”, acrescentou.
“Fizemos a parte de educação ambiental, orientação e de prevenção junto aos moradores dos condomínios e o saldo foi positivo”, disse a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro. “A ação de fazer limpeza geral na localidade somente se encerra ao final desta sexta-feira pelos parceiros o Departamento de Limpeza Pública e a Biosanear”, realçou.