Foto: Reprodução/Redes Sociais
Da Redação
Salvador teve uma noite de sábado de chuvas intensas e o mau tempo continua neste domingo (24). A previsão é que as fortes chuvas se estendam até terça-feira (26), como alertou a Defesa Civil do Estado da Bahia. Na capital, o tempo fechou no final da tarde e as chuvas chegaram à noite com raios e trovões.
Na sexta-feira, Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, também foi atingida por um temporal, que causou diversos estragos na cidade.
Já para o Extremo Sul da Bahia, foi acionado o alerta laranja devido ao deslocamento de massa e de previsão de chuvas de alta intensidade.
“De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (INEMA) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), cenário este que se torma mais ameno a partir do próximo domingo, onde as chuvas podem variar de fracas a moderadas”, diz a nota da Defesa Civil.
Sobre o alerta laranja, “também de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), existe a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa no extremo Sul da Bahia, devido à previsão indicar elevados acumulados no decorrer deste domingo, que pode ocorrer na forma de pancadas de chuva de alta intensidade”.
A nota ainda informa que há risco de deslizamento de terras, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” às margens de rodovias.
Ainda segundo o informe da Defesa Civil, “no Centro-Sul e Recôncavo Baiano considera-se moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa, devido à previsão indicar possibilidade de pancadas de chuva isoladas de forte intensidade”. A Defesa Civil informou que segue em regime de plantão para atender às ocorrências.
Orientações gerais
A Defesa Civil do Estado orienta para que a população fique atenta às chuvas, evitando exposição aos riscos.
Neste cenário pode haver queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, ligue Corpo de Bombeiros (193)”, informa a nota.