A mobilização da campanha Feminicídio Zero no Carnaval da Bahia foi discutida, nesta quarta-feira (27), durante encontro da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, e as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres, e Margareth Menezes, da Cultura, em Brasília. A perspectiva é potencializar as ações da campanha durante esta que é a maior festa popular do planeta.
O encontro aconteceu no gabinete da ministra Margareth Menezes. A secretária Neusa Cadore destacou a importância desta agenda. “Para nós, é uma honra sermos recebidas com tanta atenção e cuidado pelas ministras Cida e Margareth, para discutirmos uma agenda tão necessária e estratégica para o nosso estado e para o nosso país. Entendemos a necessidade de mobilizarmos todos os agentes envolvidos nessa grande festa e, também, a sociedade, em torno da prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres. O Carnaval é, sem dúvida, uma grande vitrine para amplificar esse clamor pelo feminicídio zero”, afirmou.
A ministra Margareth, que é cantora e puxadora de trio elétrico, ficou entusiasmada com as discussões e destacou o poder de sensibilização da arte nas suas distintas linguagens. “O Carnaval pode ser um grande palco de transformação. A cultura, com seu poder de mobilização, é uma aliada fundamental na luta pelo fim do feminicídio. A música e a arte, que caracterizam essa festa popular, têm o poder de sensibilizar, educar e engajar nossa sociedade em uma causa urgente: dizer não à violência contra as mulheres. Juntos, através da nossa cultura, podemos fazer do Carnaval um grito de resistência e de esperança, pelo respeito, pela dignidade e pela vida de todas as mulheres”, afirmou.
A ministra Cida Gonçalves também falou sobre o Carnaval como um momento único para visibilizar a campanha e promover a sensibilização pelo fim da violência contra as mulheres. "Depois de ter grande destaque nos estádios de futebol, onde encontramos um público essencialmente masculino, muito importante para dialogarmos, a mobilização pelo Feminicídio Zero segue agora com parcerias para o Carnaval, a segunda grande paixão do povo brasileiro. É um período do ano em que o mundo inteiro está olhando para o Brasil, que recebe milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros e, portanto, um espaço poderoso de comunicação para transmitirmos a mensagem do respeito e da dignidade para as mulheres e de que nós, como sociedade, não podemos mais aceitar a violência de gênero".
Ascom SPM-BA
Fotos Ascom MinC/ Victor Vec MinC