Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Da Redação
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu inscrições para 42 bolsas integrais em cursos de idiomas, oferecidas pelo Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL). As vagas são direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social que não fazem parte da comunidade universitária.
Bahia tourism
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro, por meio do site da Ufba. Do total de bolsas ofertadas para o primeiro semestre de 2025, quatro são reservadas para pessoas trans, indígenas, quilombolas e refugiadas. As demais destinam-se a pessoas negras (pretas e pardas), conforme autodeclaração exigida no formulário de inscrição.
Os interessados devem preencher o formulário disponível no edital e anexar os documentos necessários para o tipo de vaga pretendida, respeitando os prazos estabelecidos. O projeto oferece cursos de idiomas como inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, kimbundu e yorùbá. As aulas são conduzidas por estudantes da instituição, sob a supervisão de professores.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
•Apresentar a documentação completa exigida no edital;
•Não ser aluno da Ufba nem possuir vínculo acadêmico ou profissional com a instituição;
•Ter, no mínimo, 15 anos completos até o início do semestre letivo de 2025;
•Ter o ensino médio completo ou em andamento (mesmo que interrompido);
•Possuir inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), exceto no caso de candidatos indígenas e quilombolas.