Valderico Junior equilibra renovação e experiência nos primeiros nomes do secretariado





O prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), revelou, nesta sexta-feira (29), em cerimônia no Opaba Praia Hotel, os cinco primeiros do primeiro escalão do governo a ser iniciado em 2025. Quatro dos anunciados têm em comum a formação em Direito, a exemplo da vice-prefeita eleita e advogada Wanessa Gedeon (Novo), que vai comandar a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Titular da Secretaria de Interior no último governo Jabes (2013-2016) e também na segunda gestão do prefeito Mário Alexandre (2021-2024), José Victor Pessoa voltará à Pasta a partir de janeiro. Com 11 anos de experiência na advocacia, Michel Mendonça será o procurador-geral do município.Wanessa Gedeon, Humberto Nascimento, Paulo Landi, Michel Mendonça e José Victor são primeiros nomes do Governo Valderico Junior || Fotomontagem PIMENTA

A Corregedoria-Geral caberá ao também advogado Paulo Landi. Já o contabilista Humberto Nascimento, por muitos anos tesoureiro da Câmara de Ilhéus, vai dirigir a Controladoria-Geral do Município. Os outros nomes do secretariado serão anunciados ainda neste mês, segundo o prefeito eleito.

ELEIÇÃO NA CÂMARA

Valderico Junior também comentou o processo eleitoral interno da Câmara de Vereadores para a definição da Mesa Diretora do biênio 2025-2026. O prefeito eleito disse que mantém distância da disputa. “Tenho deixado que eles coloquem as cartas na mesa entre eles para poder dialogar e construir esse futuro”.

Até o momento, os nomes colocados são os do vereador reeleito e ex-presidente da Câmara César Porto (PP), do vereador reeleito Tandick Resende e do vereador eleito Nal Araújo, estes últimos do UB.



Valderico ressaltou a disposição para conversar abertamente com o Legislativo e o futuro presidente, independentemente da escolha interna da maioria dos vereadores. “Manteremos um diálogo tranquilo que, mesmo com divergência, será respeitoso”.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Valderico Junior deixará para o início do próximo ano o envio de projeto de reforma administrativa à Câmara. A antecipação seria possível mediante acordo com o governo atual, mas o prefeito eleito optou pelo congelamento da estrutura organizacional do município e afirmou que vai priorizar corte de despesas com pessoal, visando uma economia de até 30% folha.

“Estamos montando o nosso grupo com o menor número possível de nomeações. O nosso foco seria cortar 20% da folha de pagamento, mas estou com foco de 30%. Então, a gente precisa ter pessoas boas e eficientes, mas pensando na viabilidade econômica do município”, declarou.

CONCURSO

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está na cola do município para assegurar a promoção de concurso público. Conforme Valderico Junior, é compromisso do próximo governo fazer o certame, mas a futura gestão vai solicitar ao MP-BA o tempo necessário para o dimensionamento das reais necessidades da Administração Municipal.

O prefeito eleito também anunciou que a cerimônia de posse do Executivo será às 15h de 1º de janeiro, na Catedral São Sebastião, Centro Histórico.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: