A Faculdade Madre Thaís, que funciona no mesmo campus da Faculdade de Ilhéus, realizou o workshop “A Versatilidade do Biomédico: Explorando Oportunidades”, que reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área para discutir as múltiplas possibilidades de atuação para o biomédico, no auditório Professora Adélia Maria Carvalho de Melo.
O workshop aconteceu no dia 6 de novembro, à noite, e antecedeu as comemorações pelo Dia do Biomédico, celebrado em 20 de novembro. A programação foi organizada em dois momentos principais.
A palestra de abertura, intitulada “O Admirável Mundo Novo: O Biomédico e as Oportunidades que a Microbiologia Oferece”, foi apresentada pelos egressos do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís, Ian David Cruz e Maisah Meyhr Sodré, agora doutorandos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Na ocasião, os participantes foram apresentados às mais recentes inovações e oportunidades de carreira no campo da Microbiologia, destacando a importância da área na saúde e na pesquisa científica.
No segundo momento, uma mesa-redonda contou com a participação de especialistas em diversas áreas da Biomedicina: Cibele Konstantinovas falou sobre Estética; Sand França abordou questões vinculadas a Imagem, e Louise Pereira Ramos sobre Saúde Pública. Eles colocaram diversos aspectos que envolvem os desafios de cada campo sob a ótica da Biomedicina.
Conforme a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Ana Paula Adry, o objetivo principal do evento foi fomentar o senso crítico e a capacidade de adaptação dos futuros biomédicos, capacitando-os para atuarem com excelência nas mais diversas áreas da profissão.
O biomédico é considerado um profissional versátil porque, além de dominar competências científicas e técnicas, é fundamental na construção de soluções para desafios emergentes da saúde pública, pesquisa e inovação tecnológica.
Na opinião de Adry, o workshop reforçou o compromisso da Faculdade Madre Thaís com a formação de profissionais preparados para transformar conhecimento em práticas que impactam diretamente a qualidade de vida e a saúde da sociedade. Além de proporcionar uma oportunidade única de interação e troca de experiências entre os participantes, de modo a ampliar a visão dos estudantes sobre as possíveis trajetórias na carreira biomédica.
...