O Centro de Atenção à Mulher (CAM) da Prefeitura de Itabuna recebeu da Faculdade AFYA Ciências Médicas e instala um equipamento para medir a densitometria óssea das pacientes. Inaugurado há cerca de 90 dias, no antigo SESP, a unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde é a concretização de um sonho da equipe de profissionais de Saúde na atual gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).
Com a chegada do equipamento, o CAM amplia a prestação de serviço de assistência integral às mulheres de Itabuna e dos municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No momento, a equipe encontra-se em fase de capacitação e organização do fluxo para atendimento, devendo anunciar nas próximas semanas como os pacientes poderão ser direcionados para atendimento seguindo as orientações da rede pública e com o devido pedido médico.
Com o passar dos anos é natural que os ossos se tornem fragilizados e mais suscetíveis a fraturas. Por isso, conforme avança a idade de homens e mulheres, um novo exame passa a fazer parte da rotina: a densitometria óssea, um exame que mede a quantidade de cálcio presente nos ossos e consegue detectar se existe algum tipo de perda.
O exame é um procedimento que serve para diagnosticar doenças que atacam os ossos e ajuda o médico a tratá-las, prevenindo novas fraturas. No dia a dia, uma simples queda que, em outros tempos, não teria tantas consequências, pode provocar mais fraturas que o normal, o que pode ser sinal de osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos quando o organismo deixa de produzir material ósseo suficiente.
A osteoporose, quando identificada, por exemplo, representa que pelo menos 30% da massa óssea já se perderam. No caso, muita gente acha que a fratura é causada pela queda, enquanto, na verdade, é o contrário: primeiro ocorre a fratura para, depois, vir a queda por instabilidade.
A unidade é dotada de equipamentos tecnológicos de ponta e moderno mobiliário para oferecer consultas com especialistas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, a partir do referenciamento pelas unidades de saúde da Atenção Primária. Entre as especialidades disponibilizadas estão: Ginecologia, Dermatologia, Mastologia, Fisioterapia e diversos tipos de ultrassonografia e pequenas cirurgias.