Jerônimo: ‘Nos esforçamos muito para que o crime organizado não tome conta da Bahia’



Foto: Jorge Jesus/bahia.ba






O governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu as ações de sua gestão para o enfrentamento ao avanço da violência na Bahia ao longo de 2024. Entre as principais iniciativas, listou a aquisição de novos equipamentos (armas e viaturas), a entrega de batalhões e a convocação de cerca de 6 mil aprovados para atuar na segurança pública.


“Nós nos esforçamos muito, com muita inteligência, para que o crime organizado não tome conta da Bahia. Nós estamos muito firmes nisso, sabendo o nosso lugar. O estado da Bahia, o governo da Bahia, tem feito seu papel”, avaliou Jerônimo, ao fazer um balanço de fim de ano.


“Nos anos de 2023 e 2024, nós chegamos a aproximadamente 6 mil profissionais contratados, concursados e contratados ou selecionados para exercer a função de polícia, seja na Polícia Militar, Polícia Civil, seja no DPT, Corpo de Bombeiro, todas as forças. E agora, em 2024, nós chegamos a aproximadamente 6 mil profissionais contratados, concursados. Iniciaremos [2025] chamando a nova turma, garantindo que a gente possa continuar oferecendo esses profissionais. Então, nós chegaremos com números suficientes [ao próximo ano], disse o governador.


Vitrine na área, o programa Bahia Pela Paz, segundo ele, também se firmou como uma iniciativa importante, cujo foco é a prevenção da violência e garantia de direitos de camadas mais vulnerabilizadas.


“É preciso que a gente possa fazer o que o Bahia Pela Paz, que nós implantamos no ano de 2024, possa espalhar suas ações por cada canto dessa Bahia. O Bahia Pela Paz prega, primeiramente, um trabalho de inclusão. Que as pessoas tenham um emprego, casa digna. Possam ter educação, cultura. Isso é a preparação do conceito de que as pessoas possam estar bem. Mas também no Bahia Pela Paz prega a garantia da presença policial, a segurança pública feita pela polícia.”
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: