Metade dos casos de Burnout na Bahia em 2023 foram registrados no mês de dezembro

 



Da Redação


Em 2023, a Bahia registrou 52 casos da síndrome de Burnout, sendo que 25 foram computados somente em dezembro, de acordos com dados do DataSUS, plataforma do Ministério da Saúde.


Os sintomas podem incluir sensação contínua de cansaço, insatisfação profissional e ansiedade relacionada ao trabalho. A condição é ligada ao esgotamento físico e emocional por acúmulo de demandas laborais.


O Burnout se caracteriza sobretudo pela alta carga emocional. Por isso, os especialistas avaliam que as tarefas de fim de ano acabam influenciando as dimensões principais da síndrome, por conta das metas e prazos mais apertados nesse período.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a primeira dessas dimensões é a exaustão emocional, que consiste na sensação de cansaço extremo, falta de energia e esgotamento físico e mental, mesmo após períodos de descanso.


A segunda dimensão é a despersonalização ou cinismo, que é quando há desenvolvimento de atitudes negativas, cínicas ou indiferentes em relação ao trabalho, colegas ou clientes, muitas vezes acompanhado de distanciamento emocional.


Por fim, a última dimensão é redução da satisfação pessoal, que vem acompanhada do sentimento de incompetência, baixa autoestima e insatisfação com as próprias realizações profissionais.


Outro fator para o maior número de casos em dezembro é o cansaço acumulado ao longo do ano. Aliado a isso, a redução da disponibilidade de serviços de saúde acaba dificultando o acesso a apoio profissional e agravando sintomas existentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: