Prefeitura de Itabuna urbaniza ruas do Vila Zara com recursos do FONPLATA











Moradores das ruas da Liberdade, no Conceição, Luís Oliveira, Evaristo Andrade e Teofilo Coelho e travessa e da Travessa Vila Zara se dizem satisfeitos com o início das obras e serviços para a urbanização do Vila Zara. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), vai pavimentar um total de 1.058 metros quadrados de vias com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).




Este é o caso do morador Antônio Almeida, residente há 20 anos, na Travessa Vila Zara que há anos estava cheia de buracos, com poeira e lama, principalmente na confluência com rua e travessa Teófilo Coelho. As más condições da localidade, na parte alta do bairro, atrapalhavam o tráfego de pessoas e de veículos.

Pelo projeto de urbanização, financiado com recursos da tomada de crédito internacional do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), as obras integram o Programa de Integração Urbana Itabuna – 2023, em execução no município, visando à realização de obras em bairros com deficiência de infraestrutura e saneamento.




De acordo com o supervisor de Engenharia da SIURB, Everson Levi dos Santos Ribeiro, na Travessa Vila Zara serão pavimentados 130 metros lineares; Travessa Teófilo Coelho, 70m, Rua Teófilo Coelho, 156m, Rua Evaristo Andrade (incluindo o entorno da praça): 252m e na extensão da Rua da Liberdade/ Luís Oliveira, 450m.




Na fase atual, estão sendo executadas revisões de redes de esgotamento sanitário e de abastecimento d’água, remoção de materiais quebradiços e construção de base e sub-base para posterior aplicação de concreto asfáltico. A pavimentação da localidade era sonho antigo dos moradores, que agora está sendo atendido pelo prefeito reeleito Augusto Castro (PSD).




PASSEIO



Em paralelo, a Prefeitura também está fazendo a recomposição de cerca de 150 metros passeios no trecho inicial da Rua Luís Oliveira, no Conceição, margeando a sede social do Itabuna Esporte Clube, para dar segurança aos transeuntes que se dirigem ao Vila Zara ou à Ponte Calixto Midlej Filho.





Na Avenida Amélia Amado, no centro, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fez reparos na rede de drenagem e recuperou a pavimentação asfáltica da via, nas imediações da garagem de uma empresa de ônibus. No trecho de cerca de 130 metros a pavimentação estava danificada, com prejuízos ao tráfego de veículos que saem da Estação Rodoviária/BR-101 em direção ao centro ou a saída para Ilhéus.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: