Servidores da Vigilância Epidemiológica de Itabuna participaram de evento sobre Plano de Ação de Combate às Arboviroses
















Servidores da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna participaram das Oficinas de Estratificação de Risco/Novas Tecnologias para Controle Vetorial e de Organização da Rede Assistencial realizada pelo Ministério da Saúde, em Salvador, nos dias 28 e 29 de novembro.




A ação promovida pelo Governo Federal contou com o apoio da Coordenação de Doenças Transmitidas por Vetores – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP -SUVISA/DIVEP/CODTV da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB).




Teve como foco o debate de propostas para identificar pontos fortes e as lacunas na resposta à epidemia, ajustar e aprimorar as estratégias de enfrentamento das arboviroses, subsidiar plano de ação de contingência local e o plano de monitoramento, incluindo indicadores-chaves para garantir a efetiva implementação e acompanhamento das ações.




Além disso, discutir a reorganização dos serviços de saúde, estabelecer indicadores claros e avaliação da assistência prestada.




Durante o treinamento foi utilizado nova tecnologia para ser empregados nos planos de ações de controle vetorial para 2025. As oficinas tiveram representantes de profissionais do estado do nível central e Núcleos Regionais da Saúde (NRS), que atuam no enfrentamento das arboviroses, além de um técnico da assistência e um técnico da vigilância de cada município.




A Prefeitura de Itabuna foi representada pela coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, Luiza Franco, da Vigilância Epidemiológica, e Felipe Gonçalves Lefundes, da Atenção Básica. Além de Itabuna, participaram representantes das cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Salvador.

___________________________

Departamento de Comunicação Social

Prefeitura de Itabuna




02/12/2024
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: