Na manhã deste domingo (22), Eduardo Damasceno Silva, conhecido como "Bel", foi preso enquanto curtia um dia na praia em João Pessoa, na Paraíba. Apontado como um dos líderes de facções criminosas na Bahia, Bel é investigado por comandar atividades ilícitas nas cidades de Itacaré, Ilhéus e Itabuna, no Sul do estado. Ele já foi listado na carta 6 de Ouros do Baralho do Crime, ferramenta usada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para identificar foragidos perigosos.
De acordo com a SSP-BA, Bel é suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, posse ilegal de armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e corrupção de menores. Também há indícios de sua ligação com a compra e distribuição de armamentos para comunidades no Rio de Janeiro.
A prisão foi realizada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e da Paraíba, com apoio do CPR-Sul e da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Durante a operação, foram apreendidos celulares, documentos importantes e um veículo de luxo avaliado em R$ 200 mil em um imóvel usado pelo suspeito.
A ação representa um duro golpe contra o crime organizado na região e reforça o compromisso das forças de segurança no combate à criminalidade.