AGU solicita à PF investigação sobre fake news envolvendo o PIX

 

Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil


Da redação

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta quarta-feira (15) um ofício à Polícia Federal pedindo a abertura de um inquérito para apurar a disseminação de informações falsas e golpes relacionados ao PIX. A iniciativa surge em resposta a uma onda de desinformação nas redes sociais sobre uma suposta taxação do sistema de pagamentos.

De acordo com a AGU, a circulação das fake news já causou impactos significativos. “Os resultados negativos da ampla disseminação de desinformações sobre o PIX já estão sendo sentidos, com a maior queda no número de transações desde a implementação do sistema, após rumores sobre sua taxação”, destacou o órgão, citando dados do Banco Central.

Repercussão e recuo do governo
As fake news ganharam força após o anúncio, no início do mês, de uma norma que ampliaria a fiscalização de operações financeiras, incluindo o PIX. O governo, no entanto, esclareceu que pequenos comerciantes e usuários comuns não seriam afetados e garantiu que não haveria taxação da ferramenta.

Mesmo assim, o temor de uma possível taxação gerou grande repercussão negativa. Como resultado, o governo decidiu revogar a medida nesta quarta-feira (15).

Agora, o foco do Executivo está na responsabilização de quem propagou as informações falsas, reforçando a importância de combater a desinformação para proteger a credibilidade do sistema de pagamentos. Com informações do G1.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: