BYD contrata empresa brasileira para regularizar obras em Camaçari



Foto: Divulgação


Da Redação

A BYD Auto do Brasil contratou uma empresa brasileira para realizar as adequações necessárias nas obras da fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A contratação ocorre após denúncias de trabalho análogo à escravidão envolvendo uma construtora chinesa, que prestava serviço para a montadora.

A nova contratada será responsável pelos ajustes exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo da ação é regularizar as condições e normas de trabalho no local para que sejam suspensos os embargos parciais feitos pelo governo do Brasil nas obras.

A construtora que irá substituir a Jinjiang Group – responsável pela construção dos alojamentos e envolvida na investigação de trabalho análogo à escravidão – já foi definida, mas o nome da empresa e o plano de ação ainda não foram divulgados.

A BYD rescindiu contrato com a empreiteira chinesa após receber notificações sobre uma série de irregularidades no local. As infrações envolvem desde cozinhas e banheiros imundos até acidentes com operários mutilados.

Nas instalações, 163 trabalhadores chineses foram resgatados em situação análoga à escravidão. Todos já retornaram para a China após a repercussão do caso e abertura da investigação. As empresas também garantiram que os resgatados receberam os valores referentes à rescisão dos contratos.

A BYD também criou um comitê de compliance para acompanhar de perto a conclusão da obra. A primeira reunião aconteceu no dia 8, quando o comitê foi oficialmente instituído. A segunda aconteceu na manhã de quinta-feira (16). Ele é formado por representantes da BYD, escritórios de advocacia, especialistas em direito trabalhista e segurança do trabalho, além de um consultor independente.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: