Um grande volume de baronesas invade as praias da Coroinha e da Concha, em Itacaré, desde as primeiras horas desta segunda-feira (13). As praias ficam próximo da foz do Rio de Contas, que elevou bastante o nível com a chuva registrada em municípios do sudoeste e sul da Bahia. A tendência é que grande parte da planta aquática ao longo do leito do rio seja carreada para o município.
Autoridades do município sul-baiano mostram preocupação, também, com a possibilidade de abertura de mais comportas da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), no leito do Rio de Contas em Jequié, no sudoeste do estado. “Estamos entrando em contato com a Chesf para confirmar e saber se haverá novas aberturas”, disse ao PIMENTA o secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Marcos Luedy.
De acordo com o secretário, apesar da chuva que caiu fortemente no sábado (11) e na manhã de hoje (13), não há desabrigados em Itacaré. “Houve apenas um deslizamento de terra, na Rua da Prancha, mas não havia casa muito próximo do local”, afirmou Marcos Luedy ao PIMENTA.
RESPONSABILIDADE DA CHESF
Segundo a autoridade municipal, o início da retirada das baronesas das praias dependerá do volume de chuvas nas cabeceiras do Rio de Contas e de resposta da Chesf se haverá ou não abertura de novas comportas.
O período chuvoso, conforme previsão, deve se estender, mas em volume decrescente, até a próxima quarta-feira (15). Fazer a limpeza em período chuvoso, compara, é como enxugar gelo. Com a estiagem, parte do material ao longo da Coroinha faz um caminho natural de retorno ao leito do Rio de Contas, o que não ocorre na Praia da Concha, onde há dezenas de barracas.
O município também sofre com a falta de apoio da Chesf, apesar das solicitações feitas ainda nas duas últimas gestões de Antônio de Anízio, que deixou o governo em dezembro passado, e agora, com o prefeito Nego de Saronga (PT). Luedy afirma que a Chesf nem responde às comunicações, apesar de tentativas de intermediação feitas por parlamentares federais ligados ao município. Todos os custos com equipes, maquinário e limpeza são assumidos pelo município. A Companhia Hidrelétrica limita-se apenas a emitir comunicados sobre vazão das comportas da usina no sudoeste.
TURISMO AFETADO
Segundo Marcos Luedy, alertas também já foram feitos a comunidades ribeirinhas para deixar as margens do Rio de Contas. Além dessas comunidades, aponta, o turismo da cidade deverá ser afetado, principalmente na região da Concha, das mais famosas e área de banho. Mais centralizada, a Coroinha é área apenas de contemplação.
A retirada das baronesas agora, explica o secretário, não é conveniente. “Não podemos fazer nada [nesse sentido] agora. Como existe esse movimento de chegada constante de baronesa, é como se estivéssemos enxugando gelo. Seria contraproducente, um contrassenso”, justifica. Por enquanto, as equipes estão concentradas na limpeza de ruas e em ações preventivas no centro e bairros.
Abaixo, confira vídeo desta segunda-feira (13) com a “invasão” das baronesas na Praia da Concha, em Itacaré.