Mara Cerqueira
Esse início de ano foi marcado por uma grande notícia para os desportistas que são adeptos do ciclismo, tudo isso porque o prefeito Eures Ribeiro assinou a ordem de serviço para a urbanização e modernização da Avenida Leolino Francisco Dourado.
A obra será possível graças à parceria entre a prefeitura de Bom Jesus da Lapa e a CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba. Além da ciclovia, também será realizada a pavimentação asfáltica do local que será a nova entrada da cidade.
Na oportunidade, o Superintendente da CODEVASF, Harley Xavier, esteve presente para o anúncio oficial da importante obra, muito esperada pelos lapenses.
Na última década, cresceu no Brasil o número de pessoas que adaptaram essa modalidade como segmento esportivo, modalidade que é considerada uma prática muito saudável, e indicada pelos especialistas como um exercício aeróbico que traz diversos benefícios para a saúde e o bem estar.
Para muitos, o ciclismo é uma modalidade inalcançável sobretudo pelo fato da necessidade de um bom equipamento que suporte a intensidade dos treinos, fato que afasta boa parte das pessoas que não possuem poder aquisitivo para adquirir um modelo adequado.
O aumento dos adeptos da modalidade fez com que o mercado das bikes tenha crescido bastante no país. Para se ter uma ideia, uma bicicleta que serve para o esporte varia de oitocentos até cinco mil reais, fato que inibe muita gente em se aventurar; outro impedimento pode ser a vestimenta e Equipamento de Proteção Individual necessários para a segurança do praticante, que podem encarecer ainda mais logo no início da adaptação, mesmo na categoria amadora.
Até o momento, os ciclistas da cidade não tinham local adequado para a prática do esporte, por esse motivo, praticavam suas atividades nas ruas ou memo em rodovias e estradas vicinais do município, fato que tornava um risco para os ciclistas.
Com a nova obra anunciada pelo prefeito de Lapa, ficará à disposição da população lapense um lugar adequado para a prática do pedal e não somente isso, porque também serão beneficiados com a nova urbanização da avenida supracitada os praticantes de outro esporte, a caminhada, essa sim muito acessível a qualquer pessoa, pois só necessita de decisão e de muita disposição.