Elmar Nascimento deve ficar de fora da “festa” de Ronaldo Caiado em Salvador



Foto: Reprodução


Da Redação

Aliados do deputado federal Elmar Nascimento (União) no Estado ouvidos nesta quinta-feira (23) pelo Toda Bahia confirmaram reservadamente que o parlamentar não deve participar do lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), à Presidência da República. O ato vai acontecer em Salvador no dia 28 de março, data do aniversário da cidade, sob a batuta do ex-prefeito ACM Neto (União) e do sucessor, Bruno Reis (União).

Elmar, que lidera a bancada do União Brasil na Câmara Federal, tem defendido publicamente que o União Brasil apoie a reeleição do presidente Lula (PT), já que ocupa ministérios e cargos no governo. No início de fevereiro, inclusive, ele vai tentar emplacar como sucessor na liderança um parlamentar da mesma corrente, a exemplo de Damião Feliciano (PB) ou Pedro Lucas Fernandes (MA). Já o nome apoiado por ACM Neto e Ronaldo Caiado é o do deputado Mendonça Filho (PE), de perfil oposicionista.

“Elmar certamente não estará presente neste evento de Caiado em Salvador num momento em que há uma divisão do partido. Ele tem dito que, se é para o União Brasil ter candidato à Presidência, que entregue os cargos no governo federal, a exemplo dos ministérios das Comunicações e do Turismo. Acredito que os aliados dele também não vão participar disso”, disse um dos deputados estaduais ligados ao líder da legenda na Câmara Federal.

Vale lembrar que Elmar também controla, no governo Lula, a Codevasf, tanto no plano nacional quanto na Bahia. No Estado, ele também se aproximou das principais lideranças do PT, a exemplo do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Os principais aliados dele seguiram o mesmo caminho.

Além do lançamento da pré-campanha presidencial, Ronaldo Caiado também vai receber, no dia 28 de março, o título de cidadão baiano, honraria proposta na Assembleia Legislativa pelo deputado Sandro Régis (União), aliado de ACM Neto. Em 2013, no entanto, a Casa havia aprovado um projeto com o mesmo objetivo, de autoria do então deputado Bruno Reis, hoje prefeito da capital, mas o texto não chegou a ser aprovado.

Caiado tem laços fortes com a Bahia. A esposa dele é de Feira de Santana. Além disso, a ficha de filiação do governador ao extinto PFL, que hoje é o União Brasil, foi abonada pelo falecido Antonio Carlos Magalhães, o avô de ACM Neto.

Giro pelo Nordeste

O Toda Bahia apurou que, depois do lançamento da pré-candidatura presidencial em Salvador, Ronaldo Caiado fará um giro por estados do Nordeste. Ele vai visitar, na sequência, as capitais (RN) e Teresina (PI) com o objetivo de reforçar e costurar alianças políticas.

A pré-campanha de Caiado deve contar também com uma base de apoio em São Paulo (SP), para articulações de apoiadores e construção de um plano de governo. Há conversas com o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com a médica Ludhmila Hajjar
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: