Exposição de Projetos de beneficiários do Primeiro Emprego circulará em 26 órgãos do Estado




Foto: Ascom/Casa Civil



Em sua quarta edição, a Exposição dos Projetos de Melhorias do Projeto Primeiro Emprego (PPE) vai circular por 26 órgãos do Governo do Estado, em Salvador, durante os meses de janeiro e junho. A Exposição itinerante reúne 30 projetos desenvolvidos por beneficiários do PPE, selecionados a partir de 800 trabalhos produzidos em 2024, dos quais 32 foram apresentados oralmente no Seminário de Projetos de Melhorias, que aconteceu em dezembro.

“Esses projetos têm promovido transformação no serviço público, trazendo inovação e eficiência por meio da aplicação de novas ideias e tecnologias. Então, a Exposição é uma oportunidade imperdível para conhecer as iniciativas desenvolvidas pelos beneficiários do projeto em suas unidades de trabalho, abrangendo os 52 órgãos do estado”, afirmou Antônio Assis, coordenador do Comitê Gestor do Projeto e responsável pela Coordenação de Acompanhamento de Políticas Sociais (COAPS/Casa Civil).


A mostra começou pela Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e, atualmente, está no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, onde permanece até o dia 27. Depois passará por diversas secretarias, iniciando pelas que compõem o Comitê Gestor desta política pública, a exemplo das pastas de Administração, Educação e Trabalho e Renda.

Renata Cléia, beneficiária do PPE que atua na Base Regional de Saúde, no município de Boquira, conta que identificou junto aos seus colegas a falta de consciência sobre o uso de energia, e assim surgiu a ação de colocar placas sinalizadoras no espaço. “Desenvolvemos esse projeto com a plaquinha ‘Apague a luz, acenda essa ideia’. Pelo jeito, acendeu essa ideia mesmo na cabeça de todos, pois sempre que saem da sala e em horário de almoço, apagam a luz. Cada um fazendo sua parte, o meio ambiente agradece”, refletiu a jovem.
A 4ª Exposição Itinerante dos Projetos de Melhorias PPE é parte de uma das ações dos convênios executados realizada pelas entidades parceiras, a Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem) e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), sob a supervisão da COAPS/Casa Civil.

Segundo o beneficiário Roney Junior, autor do projeto Criativos PPE Ilhéus, a ideia foi inspirada pela perspectiva de Paulo Freire, que destaca a importância de práticas que libertam e humanizam as relações. “O Projeto traz humor para as situações que enfrentamos no ambiente de trabalho, e também identificação entre os beneficiários”, explica ele, que propôs um perfil no Instagram (@CRIATIVOSPPE_ILHÉUS) para compartilhar sua jornada dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde atua como Técnico em Teatro.

O PPE já beneficiou mais de 21 mil pessoas durante os oito anos de política pública, sendo uma articulação entre trabalho e educação, que reafirma o compromisso do Governo da Bahia em fortalecer políticas públicas que gerem impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população, evidenciando a relevância do projeto enquanto política pública prioritária do Governo do Estado.

Outros órgãos que receberão a Exposição: secretarias da Saúde, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Agricultura, Desenvolvimento Urbano, Ciência e Tecnologia, Fazenda, Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial, Mulheres, Desenvolvimento Social, PGE, Administração Penitenciária, Defesa Civil, Hemoba, Escola de Saúde Pública, Hospital Roberto Santos, IPAC, Fundação Cultural da Bahia, Fundação Pedro Calmon.

Fonte: Ascom/Casa Civil
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: