A atriz Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama do Globo de Ouro, na noite de domingo (5), em cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. A conquista, inédita para o Brasil, foi por sua interpretação de Eunice Paiva no filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles.
Ela dedicou a estatueta à sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, que, há 25 anos, concorreu na mesma categoria pelo filme ‘Central do Brasil’, também dirigido por Walter Salles.
“E, claro, quero dedicar à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela esteve aqui, há 25 anos, e isso é como uma prova de que a arte pode perdurar na vida até em momentos difíceis, como essa incrível Eunice Paiva que eu faço. A mesma coisa que está acontecendo agora no mundo com tanto medo. Esse filme nos ajuda a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esse”, discursou a atriz.
Fernanda Torres concorreu com as atrizes Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
O longa ‘Ainda Estou Aqui’ também concorreu na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas não levou. O prêmio foi para o francês ‘Emília Pérez’, que foi indicado a outras nove categorias além dessa.
A obra, adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história da família Paiva e de sua resistência contra a ditadura militar. Na década de 1970, o patriarca da família – Rubens Paiva – desapareceu após ser raptado pelos militares.