Agentes do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabuna em fiscalização de rotina nas feiras livres do Califórnia e São Caetano no final de semana se deparou com a venda ilegais de pássaros silvestres. Ao todo foram apreendidos 11 aves, sendo que três delas estavam acondicionadas em repartimentos apertados de uma gaiola.
Segundo o subcomandante da GCM, Inspetor Valdir Francisco dos Santos, também integrante do GOPA, é importante que ações como essa sejam realizadas para coibir a venda ilegal de pássaros e de animais silvestres em prejuízo da fauna da mata atlântica e do meio ambiente. “As pessoas devem ter consciência que é um crime que pode resultar em multas e até mesmo penas de prisão do infrator flagrado pelos agentes”, afirmou.
O trabalho do GOPA e a entrega dos animais ao Instituto do Meio Ambiente (INEMA) são passos fundamentais para garantir que esses pássaros apreendidos recebam a avaliação veterinária e o cuidado necessários. “Na Bahia, o Inema, como órgão responsável pela proteção ambiental, pode tomar as medidas adequadas para reabilitar os animais e, se possível, reintegrá-los ao seu habitat natural”, concluiu.
O subcomandante da GCM reforçou que as consequências legais para quem é flagrado em quaisquer locais comercializando pássaros ou animais silvestres podem incluir multas significativas e mesmo prisão. “Estamos sempre fiscalizando. Mas, é fundamental que as pessoas ajudem na preservação do meio ambiente, com atenção à fauna e à flora da mata atlântica que é um bem de todos”, conclui.