PSB
A Policia Civil de Itabuna desde agosto de 2024 depois de recebida denuncias anônimas sobre um empresário responsável pelas remarcações das mercadorias vencidas, para posterior revenda a mercados e outros estabelecimentos, com os produtos com prazos adulterados a vencer. Mediante técnicas investigativas foi identificado o veículo e imóveis alugados no Bairro São Caetano, foram entrevistados alguns vizinhos que não quiseram se identificar e relataram que naquelas casas não mora ninguém mas que ali existe um movimento intenso de chegada e saída de caminhões lotados de mercadorias; mediante vigilâncias foram feitas fotografias e filmagens do veículo do investigado descarregando mercadorias.
Na manha de hoje, 10 de janeiro de 2025, Equipes da Polícia Civil da 6ª COORPIN e CATTI/SUL ITABUNA cumpriram ordem judicial de Busca e Apreensão em dois imóveis situados na Travessa Juarez Távora, Bairro São Caetano, Itabuna-Ba, determinados pela 1ª VARA CRIME DA COMARCA DE ITABUNA, Processo : 8010813-47.2024.8.05.0113. A diligencia foi executada no momento em que o empresário investigado “C. A. L. F.” conhecido por “C. CRENTE” e um preposto estavam dentro do imóvel.
Na ação foi comprovada a materialidade dos crimes com a constatação de toneladas de alimentos, bebidas, produtos de higiene com prazos de validade vencidos apetrecho e equipamentos utilizados para remarcações dos prazos de validade para o futuro, vestígios de produtos químicos para remoção das impressões de validade. Os aparelhos smartphones dos investigados foram apreendidos e conforme decisão judicial serão objeto de extração de dados para continuidade das investigações.
O Departamento de Polícia Técnica foi requisitado e compareceu ao local para exames periciais; bem como, a Vigilância Sanitária do Município de Itabuna para arrecadar os produtos estragados para devida incineração dos produtos inapropriados para o consumo.
Os investigados estão sendo apresentados no Plantão Policial e serão autuados pelos crimes previstos de FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS – ART. 272 CAPUT DO CPB CRIME CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO, PREVISTO NO ARTIGO 7º, INCISO IX DA LEI 8.137/90.