Mara Cerqueira
Nesta manhã de 19 de janeiro, o governador da Bahia aterrissou com sua equipe na cidade de Bom Jesus da Lapa, cidade que no últimos dias sofreu com uma quantidade atípica de chuvas nesse início de ano, que preocuparam as autoridades do estado, tudo pela situação vivida pelas comunidades ribeirinhas; populações do Bairro Beira Rio e outras áreas atingidas.
Neste sábado, a imprensa local noticiou que o governador viria ao município para uma visita, acontece que Jerônimo veio ver de perto a real situação da cidade, juntamente com uma grande comitiva do governo do estado, para juntamente com o prefeito Eures Ribeiro, formularem um diagnóstico do problema e as ações a serem desenvolvidas, assim, criarem um plano para o enfrentamento dos danos causados pelas chuvas.
Em casos como desastres ambientais, unir forças é a melhor atitude, tudo indica que com o apoio do governo do estado, será possível criar não somente ações de socorro a essas comunidades, mas também a resolução definitiva para as áreas urbanas que ficaram alagadas.
A redes sociais do prefeito, que tem uma grande afinidade como governador, publicou: “Recebemos a visita do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual de saúde Roberta Santana e equipe da Defesa Civil para avaliarmos conjuntamente a situação do nosso município devido ao volume de chuvas. A visita conjunta além de avaliar dano às estruturas também tem como preocupação a saúde dos moradores, principalmente os que escolheram permanecer em suas residências sendo expostos a água que não está tratada.
Agradeço ao governador pela sensibilidade da visita e por de imediato já disponibilizar duas ambulâncias, caminhão de água mineral, colchões, cobertores e kits de higiene pessoal para atender as famílias afetadas.”
Muitos lapenses fizeram questão de recepcionar o chefe baiano, lideranças religiosas, políticas, como o presidente da Câmara municipal, Vice prefeito, vereadores, dentre outros munícipes. Em fala a imprensa, a secretária anunciou que sua pasta trouxe mais de dois milhões em equipamentos para ajudar no apoio às vítimas, a defesa civil do estado também entrou com suporte de ajuda humanitária.
As ações de urgência anunciadas pelo governo do estado são de suma importância, no entanto, a necessidade do anúncio de uma ação definitiva para a resolução do problema da área das imediações ao rio São Francisco se faz necessária, já não é mais razoável que uma cidade com a importância de Bom Jesus da Lapa ainda sofra com alagamentos em áreas centralizadas na parte urbana do município, aguardamos que o prefeito Eures Ribeiro coloque em prática a obra apresentada em seu plano de governo que venha resolver definitivamente esse problema que é tão antigo quanto a própria formação da cidade.